logo paraiba total
logo paraiba total
live painting
Foto: Divulgação

Artistas realizam sexta (26) ‘live painting’ com sorteio de obras em galeria de restaurante

Evento na sexta (26) no Canoa dos Camarões marca encerramento da exposição Paraíba Brasil com produção ao vivo de obras inspiradas nas cores nacionais

22 de setembro de 2025

Um momento de produção artística ao vivo com a paleta de cores da bandeira nacional. É isso que vai acontecer na próxima sexta-feira (26) na galeria do restaurante Canoa dos Camarões. Os artistas participantes da exposição Paraíba Brasil se despedem da mostra em homenagem ao mês da Independência com a realização de uma ‘live painting’ incluindo sorteio de obras entre os frequentadores da casa.

A ‘live painting’ vai começar a partir das 19h. “A ideia é reunir os artistas para pintar ao vivo e sortear algumas obras produzidas com as mesas de clientes presentes”, explica Antônio Cláudio Massa, curador do projeto cultural do restaurante e também artista plástico participante da exposição Paraíba Brasil.

De acordo com o curador, ‘live painting’ é uma forma de arte performática visual, na qual os artistas desenvolvem uma obra ao vivo. “Esse tipo de ação já é comum em grandes cidades do Brasil e do mundo e essa será a segunda que faremos aqui”, explica ele, lembrando que a primeira envolveu os artistas plásticos da exposição Primavera Nordestina no ano passado.

Os oito artistas que estão expondo desde o dia 05 de setembro e vão estar na ‘live painting’ são Antônio Cláudio Massa (curador), Fillipe Azevedo, Jonathan Guedes, Kleber Jhony, Mônica Lia, Pedro Callado, Rogéria Gaudêncio, e Rodrigues Lima.

A exposição Paraíba Brasil que fica em cartaz até o dia 30/09 coloriu o restaurante com obras que evidenciam paisagens e referências culturais paraibanas retratadas nas cores da bandeira nacional. A vernissage se transformou num momento cultural de grande relevância que homenageou o ao diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas, Flávio Sátiro Fernandes Filho. “Esse foi um reconhecimento dos próprios colegas que fazem a cultura paraibana. Eu recebo essa homenagem junto com todos os outros que acompanham o meu trabalho”, pontuou.

Para Flávio Sátiro, o restaurante Canoa dos Camarões dá um exemplo que deveria ser seguido pelos demais. “Apoiar os artistas, apoiar os músicos, os escritores, poetas, enfim, toda a comunidade cultural. Parabéns”.

A abertura da exposição também contou com a presença dos presidentes da Academia Paraibana de Letras (APL), Ramalho Leite; o da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLP), Eitel Santiago; e da Academia Paraibana de Direito (APD), Boisbaudran Imperiano, que já participa do projeto enquanto poeta. “Aqui vemos a iniciativa privada colaborando com a cultura. Fiquei feliz com esse movimento”, pontuou Ramalho Leite.

Fonte: Assessoria