
Produção de ovos cresce 40% no Cariri paraibano com apoio do Sebrae
Consultoria a 34 avicultores elevou produção mensal de 8 mil para 12 mil unidades; expectativa é de mais 35% de crescimento nos próximos seis meses
11 de setembro de 2025
Em apenas dois meses de consultoria do Sebrae/PB a um grupo formado por 34 avicultores, a produção mensal de ovos aumentou de 8 mil para 12 mil unidades. Os resultados parciais do trabalho foram apresentados nesta quarta-feira (10) a gestores e produtores locais, a maioria que trabalha com avicultura caipira.
Além do aumento de cerca de 40% na produção, a expectativa é de um crescimento adicional de 35% nos próximos seis meses, impulsionado pelo fortalecimento da gestão e do planejamento dos negócios. Os produtores também foram incluídos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o que abre novas possibilidades de acesso a crédito e políticas públicas.
A consultoria apoiou desde a melhoria no manejo até a organização da cooperativa, com destaque para estratégias de redução de custos com ração, produção própria de insumos, ampliação do número de galpões e aves, além da inclusão de mulheres e jovens na cadeia produtiva. A iniciativa conta com parceria da Prefeitura de Cabaceiras.
Segundo o assistente técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, José Cavalcante, a união dos produtores foi determinante para os avanços recentes.
“Esse trabalho do Sebrae em Cabaceiras começou com a reunião dos produtores da cooperativa, que se comprometeram de forma coletiva. Desde o final de 2024, temos avançado tanto na parte de consultoria, no manejo e na produção de ovos, quanto na entrada de novos integrantes”, destacou.
O Sebrae/PB tem atuado em diversas cadeias produtivas no estado, além da avicultura, como a caprinovinocultura também no cariri, o apoio à bovinocultura de leite no sertão e iniciativas de economia criativa e turismo rural em municípios como Areia e Cabaceiras. O objetivo é integrar os pequenos negócios à dinâmica econômica regional, garantindo renda, inovação e sustentabilidade.
Avicultura na Paraíba e no Brasil
A Paraíba conta hoje com cerca de 3,2 milhões de aves, segundo dados da a Produção da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a avicultura uma das atividades que mais crescem entre os pequenos produtores rurais do estado. O segmento de ovos caipiras, em especial, vem ganhando mercado, impulsionado pela demanda por alimentos mais saudáveis e de origem rastreada.
No cenário nacional, a produção de ovos no Brasil ultrapassou a marca de 1 bilhão de dúzias em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Desse total, o nicho caipira e orgânico cresce a taxas acima de 15% ao ano, movimentando cerca de R$ 2,5 bilhões anuais e consolidando-se como um dos setores mais promissores do agronegócio de pequeno porte.
Fonte: Sebrae-PB