
Escolinha do Futuro transforma vidas de crianças e adolescentes no Alto Sertão Paraibano
Projeto da Pisada do Sertão une esporte e educação em Poço Dantas e Poço de José de Moura; iniciativa busca patrocínios para expansão
10 de setembro de 2025
A Pisada do Sertão segue ampliando seu impacto social com a Escolinha do Futuro, um projeto que une esporte, educação e valores humanos para transformar realidades de crianças e adolescentes da região. Criada a partir da necessidade de oferecer espaços seguros, educativos e saudáveis de convivência, a iniciativa já se consolidou como referência no desenvolvimento integral da juventude.
Atualmente, a Escolinha do Futuro atende 731 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, nos municípios de Poço Dantas e Poço de José de Moura, incluindo comunidades rurais. O projeto acontece semanalmente, com quatro horas de prática esportiva na modalidade futebol de campo e duas horas dedicadas ao desenvolvimento socioemocional. Dessa forma, promove disciplina, autoestima, convivência em grupo e perspectivas de futuro mais promissoras para os participantes.
Mais do que esporte, a Escolinha tem se tornado um espaço de acolhimento e oportunidades. Um dos exemplos é o de Miguel Cândido Amaro, de 9 anos, que antes passava grande parte do tempo nas ruas e demonstrava pouco interesse pelos estudos. Após ingressar no projeto, ganhou rotina, novas amizades e despertou para valores como respeito e trabalho em equipe. Seu desempenho escolar melhorou e hoje sonha em ser atleta ou professor de Educação Física. Histórias como a de Miguel mostram que, quando existe oportunidade, o esporte é capaz de abrir caminhos e mudar destinos.
O projeto é reconhecido pela comunidade como um espaço transformador, que fortalece vínculos, promove inclusão e incentiva a participação ativa dos moradores. Atualmente, a manutenção da iniciativa é possível graças ao apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, Itaú Social e BTG Pactual além das parcerias com as prefeituras municipais e políticas públicas locais nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Esporte.
De acordo com Bruno Claudino, Gestor de Projetos da Pisada e coordenador da área de Desenvolvimento Integral, a proposta é expandir a Escolinha do Futuro para novas comunidades, investir em infraestrutura, capacitar ainda mais os instrutores e inovar metodologias, sempre valorizando a integração entre esporte, cultura e desenvolvimento humano.
Empresas e pessoas interessadas em apoiar a iniciativa podem se tornar patrocinadores entrando em contato diretamente com a coordenação da Pisada do Sertão, por telefone (83) 99848-0713, e-mail (gestao@pisadadosertao.org) ou redes sociais oficiais (@pisadadosertaopb). Após a apresentação de proposta e definição da forma de apoio, é firmado um acordo formal de patrocínio, garantindo transparência, acompanhamento dos resultados e contrapartidas de visibilidade da marca. Além de contribuir para o futuro de centenas de jovens, o patrocinador passa a ter seu nome vinculado a um projeto de impacto social reconhecido e transformador.
Fonte: Assessoria