logo paraiba total
logo paraiba total
azul
Foto: Divulgação

Azul é a companhia aérea mais pontual do mundo em agosto e atinge recordes históricos

A maior aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas lidera ranking global da Cirium – referência em dados e análises da Aviação – após três meses consecutivos de crescimento nos índices de pontualidade

10 de setembro de 2025

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e cidades atendidas, foi reconhecida pela Cirium – empresa referência internacional em dados e análises sobre o setor da Aviação – como a companhia aérea mais pontual do mundo no mês de agosto. Segundo o levantamento, 92,1% dos mais de 800 voos diários da empresa pousaram dentro do horário planejado (ou seja, até no máximo 14 minutos além da hora prevista), desempenho que fez a Azul decolar e conquistar a liderança global.

O resultado consolida a escalada positiva da Azul nesse ranking mundial nos últimos três meses: em junho, a empresa ocupava a terceira posição; em julho, a segunda; e agora, em agosto, alcança o primeiro lugar entre as principais companhias aéreas dos cinco continentes.

O alto desempenho da Azul trouxe na bagagem marcas históricas. Este foi o melhor índice de pontualidade mensal da companhia em mais de três anos, superando inclusive o índice (de 88,9%) que a consagrou como a mais pontual do ano pela Cirium em 2022. Em 24 dias dos 31 de agosto, a companhia obteve mais de 90% de pontualidade, reforçando a sua consistência operacional.

A regularidade da operação também foi destaque, com índice recorde de 99,7% de voos realizados conforme o planejado. Em agosto, foram cerca de 25.255 decolagens, das quais apenas 90 foram canceladas, o menor número desde 2018. Em sete dias do mês, não houve sequer um cancelamento. Esse resultado é explicado, em parte, por avanços no planejamento e na execução dos trabalhos da área de Manutenção. Desde julho, os Azultecs – como são chamados os profissionais da Azul responsáveis por essa frente – têm alcançado o menor tempo médio para recuperação de aeronaves: apenas 10 horas. Na prática, isso significa que qualquer intervenção corretiva necessária é concluída em menos de meio dia, permitindo que a aeronave retorne rapidamente à operação.

Para Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, a conquista no mês de agosto reflete o empenho de todos os 15 mil Tripulantes da companhia. “Esse reconhecimento global é mérito de cada um dos nossos Tripulantes, que atuam com dedicação e excelência em todas as áreas. Da Manutenção à Operação, dos aeroportos à sede, do Planejamento de Malha aos voos realizado por nossos Pilotos e Comissários. A segurança sempre será nosso valor mais importante, mas ver a pontualidade e a regularidade alcançando níveis históricos mostra a força da nossa sinergia e o foco na melhor experiência para nossos Clientes. Processos mais ágeis, comunicação eficiente e integração entre equipes nos permitiram entregar essa marca inédita em agosto”, afirma o executivo.

Sobre o ranking da Cirium

O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de Aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.
A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada.

Fonte: Assessoria