
Do plantão ao feed: redes sociais se tornam vitrine para corretores de imóveis, apontam especialistas
Em meio ao mercado em expansão, o Dia do Corretor de Imóveis, celebrado nesta quarta-feira (27), revela como a profissão tem se reinventado nos últimos anos
27 de agosto de 2025
O mercado imobiliário brasileiro está em seu momento mais ativo com a chegada de novos corretores de imóveis. Segundo o Sistema Cofeci-Creci, ao fim de 2024, 580 mil profissionais ja estavam em atuação, o que representa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior e de 40% em comparação a 2020. Além do aumento expressivo no setor, a profissão também tem ganhado uma nova roupagem cada vez mais conectada às redes sociais.
Neste 27 de agosto, quando é celebrado nacionalmente o Dia do Corretor de Imóveis, a data também revela como a carreira tem se reinventado nos últimos anos. Se antes os profissionais dependiam dos plantões de vendas e anúncios impressos, hoje muitos se tornaram criadores de conteúdo e até “influenciadores digitais”, capazes de impactar milhões de seguidores.
Um dos exemplos mais conhecidos é o de Ricardo Martins, que ganhou notoriedade ao apresentar imóveis de luxo em vídeos para as redes sociais em seu perfil @ricardomartinsbroker, que conta com mais de um milhão de seguidores no Instagram. O corretor Guilherme Machado (@guilhermemachadooficial) também usa as redes para compartilhar dicas de marketing e estratégias de venda, se consolidando como referência na era do “corretor digital”.
Realidade na Paraíba
O movimento também é visível na Paraíba. De acordo com o CRECI-PB, são aproximadamente 14 mil corretores de imóveis registrados no estado. Em João Pessoa, muitos deles já entenderam que a presença digital deixou de ser opcional e se tornou estratégia de atuação no mercado.
É o caso da Núcleo Consultoria Imobiliária, liderada pelos sócios Gustavo Galindo e Ivan Rocha, que reúne uma equipe de 10 corretores de imóveis com presença ativa nas redes sociais. “Antes da pandemia, já usávamos os recursos de visitas online e divulgávamos vídeos de imóveis, mas ultimamente intensificamos nossa presença nos diversos meios”, relembra Ivan.
O perfil da empresa no Instagram @nucleoimobiliario soma 12 mil seguidores e mais de 1.500 publicações, além de um canal no YouTube que se aproxima dos mil inscritos. “Cada plataforma fala com um público diferente”, avalia Gustavo. “O Instagram é a mais usada, mas não necessariamente a mais estratégica. O público jovem gosta do TikTok, já acima de 45 anos ainda está no Facebook, e o LinkedIn tem um perfil mais profissional. O YouTube, por sua vez, é o que traz o público mais qualificado, aquele que já pesquisou, assistiu vídeos e chega pronto para conversar”, explica.
Da tela para a venda
Segundo Gustavo, não basta estar presente nas plataformas digitais, é preciso saber o que publicar. “Vídeos humorados e bastidores do dia a dia dão engajamento, mas não necessariamente geram negócio. Para converter a venda, principalmente no YouTube, os conteúdos mais fortes são os que mostram benefícios do empreendimento, do bairro e da cidade, ajudando o cliente a visualizar o estilo de vida que teria naquele lugar”, argumenta.
Mais do que acompanhar as famosas “trends” e dominar ferramentas digitais, o corretor de imóveis de hoje é um profissional multifacetado. “Um bom corretor de imóveis precisa entender de tudo um pouco, desde finanças, aspectos jurídicos e até psicologia. É preciso compreender a rotina da família, os hábitos do cliente e suas necessidades para indicar o imóvel certo. O digital aproxima, mas a sensibilidade no atendimento continua sendo decisiva”, aconselha Gustavo.
O sócio Ivan Rocha acrescenta que o cuidado deve se estender também aos consumidores. “Já realizamos vendas para pessoas que nunca estiveram na Paraíba e, com nossa assessoria, puderam adquirir um imóvel em João Pessoa. Mas é fundamental que o cliente se certifique de quem está do outro lado do vídeo ou da página”, alerta Ivan.
Segundo ele, fatores como sede própria, inscrição ativa no CRECI-PB e suporte jurídico em todas as operações garantem a credibilidade do negócio.
Para conhecer mais sobre a Núcleo Consultoria Imobiliária e sua presença digital, o site é https://www.nucleoimobiliario.com.br/ e o instagram @nucleoimobiliario.
Fonte: Vivass Comunicação