
Artesanato Paraibano é destaque no 9° Salão do Turismo de São Paulo
Artesãs de Cabedelo e Zabelê representam a Paraíba com peças em escamas de peixe e renda renascença; evento é vitrine para cultura e turismo do estado
25 de agosto de 2025
O artesanato paraibano é destaque no 9° Salão do Turismo de São Paulo, que teve início nessa quinta-feira (21) e vai até este sábado (23), no Distrito Anhembi. Com o tema “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, o evento é considerado o maior do gênero no País, sendo uma importante vitrine para o que há de melhor na produção artesanal paraibana, que é representada pelas artesãs Tereza Júlio, do município de Cabedelo, Litoral; e pela mestra em renda renascença Maria Aparecida Souza, do município de Zabelê, no Cariri paraibano.
O Salão do Turismo de São Paulo promove visibilidade às cinco regiões do Brasil por meio da vivência, em um único espaço, da diversidade cultural, enriquecida por participações como a da Paraíba, gastronômica e também natural — um inesquecível contato direto por quem visita o evento.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, comemorou mais esta oportunidade de divulgação para o segmento. “A Paraíba está muito bem representada por Tereza Júlio e Maria Aparecida, que são entusiastas das ações do Governo do Estado para fortalecer o artesanato, porque elas enxergam resultado. É mais uma grande janela de oportunidades para o artesanato como um todo e que bom que o Programa do Artesanato Paraibano está apoiando mais essa iniciativa”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, foi enfática ao descrever a importância da presença do artesanato paraibano em um evento tão importante quanto o Salão do Turismo de São Paulo. “A Paraíba está representada no Salão do Turismo por duas tipologias artesanais que estão fundamentalmente ligadas aos roteiros culturais de seus territórios. Atualmente, não podemos pensar no Litoral paraibano sem integrar o artesanato de escamas de peixe e mariscos, onde o visitante quer conhecer e viver a experiência de como são feitos tantos objetos com essas riquezas vindas do mar. Da mesma forma, a renda renascença do Cariri, onde caravanas visitam diariamente o Crença, em Monteiro, em busca de mais conhecimento sobre esse ofício tradicional que passa de geração em geração. São dois grandes exemplos de que o artesanato agrega um valor enorme aos destinos turísticos da nossa terra”, acrescentou, ao agradecer ao Sebrae nacional pelo espaço concedido às artesãs paraibanas.
A artesã Tereza Júlia também comemorou a oportunidade de apresentar para turistas do País e de várias partes do mundo as verdadeiras obras de arte produzidas com escamas de peixe e mariscos. “O sentimento é de muita responsabilidade e também de muita alegria, de muita satisfação por representar a minha Paraíba com essas peças feitas a partir das riquezas do nosso Litoral. Agradeço demais esse momento”, festejou.
“É também uma grande alegria representar o meu Cariri, a renda renascença. Tenho certeza de que essa oportunidade vai trazer ainda mais resultados para a renda renascença, que ganhou um impulso muito grande com o Crença, um espaço onde a gente expõe e comercializa nossas peças, lá em Monteiro”, emendou a rendeira Maria Aparecida.
O 9° Salão do Turismo de São Paulo é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e conta com importantes parceiros, como o Sebrae nacional.
Fonte: Secom PB