
Varejo da Paraíba cresce 21,5% em agosto com força do Dia dos Pais e pagamentos digitais
Vendas no varejo cresceram 21,5% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior, segundo o IBGE, e movimentação nas maquininhas do comércio superou as expectativas do setor
20 de agosto de 2025
Agosto deixou de ser visto apenas como um mês de movimento mais fraco entre datas comemorativas e passou a atrair mais consumidores na Paraíba, com as vendas do varejo restrito crescendo 21,5% em 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo revelou o IBGE.
Especialistas do setor atribuem o crescimento ao efeito do Dia dos Pais, somado a campanhas promocionais e à ampliação do acesso a meios de pagamento digitais. Também destacam que com o maior poder de compra das famílias, os consumidores têm diversificado os gastos nesse período, ampliando as aquisições para segmentos como eletrônicos, moda e alimentação fora de casa.
O aumento também se comprova na movimentação das maquininhas de pagamento usadas no comércio e nos serviços, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Na Paraíba, a movimentação nas maquininhas do Sicredi registrou desempenho 6,9% superior ao de setembro do ano anterior. O volume financeiro movimentou cerca de R$ 58,6 milhões em agosto, contra R$ 54,8 milhões de setembro.
O varejo restrito, segundo a definição do IBGE, considera as vendas de atividades como supermercados, lojas de vestuário, móveis e eletrodomésticos, mas exclui setores como veículos, peças e materiais de construção. O indicador é usado para medir o desempenho central do comércio e, quando apresenta alta expressiva, aponta para maior dinamismo no consumo de bens essenciais e duráveis, refletindo diretamente na geração de empregos e na arrecadação de impostos.
Para Jussara Marques, Analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste, o mês de agosto tem se tornado cada vez mais importante para o comércio local, especialmente por conta do Dia dos Pais, refletindo no aumento do volume financeiro transacionado pelas maquininhas Sicredi. “Além da data comemorativa, esse crescimento é impulsionado por campanhas focadas principalmente no segmento do comércio, o que contribui para a ampliação da nossa base de associados que possuem o produto e, consequentemente, para o aumento do volume transacionado”, afirma.
Segundo a especialista, os números do Sicredi também se destacam devido ao crescimento do público empresarial, o portfólio de soluções vai além das maquininhas físicas e com tecnologias integradas a aplicativos de vendas e suporte técnico especializado.
A instituição aposta que ferramentas desse tipo fortalecem as vendas de lojistas em datas específicas, reforçando o desempenho de vendas em períodos estratégicos.“Nossa equipe comercial atua com escuta ativa, garantindo atendimento personalizado, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável dos negócios locais”, conclui Jussara.
Fonte: Assessoria