
Wanderlust Aí Vamos Nós e as Novas Regras para entrar na Europa
A partir de 2026, ETIAS será obrigatório para viajantes isentos de visto; Vanessa de Melo explica as mudanças e como se preparar
13 de agosto de 2025
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Se o destino for na Europa, se prepare melhor porque há mudanças e é o que trago na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje.
Nós Viajantes amamos carimbos no passaporte não é, pois eles vão deixar de existir, estarão apenas nas lembranças e documentos antigos. O motivo é o novo sistema de segurança mundial que está sendo amplamente espalhado por todos os países visando segurança, agilidade e interligações de informações dos viajantes que utilizam aeroportos e portos.
As mudanças em Portugal começaram no dia 19 de maio e geraram filas com milhares de pessoas e horas de espera para passar no controle de imigração dos aeroportos do país. A medida afeta cidadãos de países terceiros (fora da União Europeia/ Espaço Schengen). Os passageiros terão que recolher obrigatoriamente dados biométricos que incluem a imagem facial e impressões digitais.
Quem vem turistar deve estar com a pasta de documentos a postos para mostrar tudo que for solicitado como comprovante de alojamento, seguro viagem, passagem de volta e outros bilhetes que comprovem alguma outra viagem durante a estadia no país, meios de subsistência para os dias de viagem. Para quem vem morar, outros documentos também são exigidos assim como o visto.
Em 2026, o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) deve entrar em vigor e exigirá que os passageiros que são isentos de vistos obtenham uma autorização antes de viajar para a área Schengen, que inclui Portugal e mais 25 países. O ETIAS será vinculado ao passaporte e terá validade de três anos. Ele não garante a entrada, só a autorização para solicitar a entrada.
O processo de solicitação será feito online e terá um custo de 7 euros para maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Lembrando bastante o ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) que já é solicitado para entrada na Inglaterra e que tem um custo de 10 libras. O preenchimento do formulário também é online e tem validade de dois anos.
E o que eu faço se for um Viajante que vai à Europa nos próximos dias? Se atente aos documentos e sua validade, contrate seguro viagem, tenha dinheiro em conta e o seu comprovativo de saldo, comprovante de hospedagem, passagem de volta e outras mais que for vir a fazer durante a viagem, se for para a Inglaterra se atente ao ETA que deve ser feito com antecedência (inclusive faça antes de comprar a passagem), tenha bastante paciência porque a fila pode demorar e divirta-se!
Para mais informações os sites oficiais possuem esclarecimentos que podem contribuir com a sua viagem, não deixe de consultá-los. Inclusive consulte também os sites das companhias aéreas para evitar aborrecimentos relacionados a documentos como comprovantes de vacinas, por exemplo, além de fazer o check-in online.
Viajante a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Semana que vem tem mais. Até lá!
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.
Fonte: Vanessa de Melo