logo paraiba total
logo paraiba total
pedra lavrada
Foto: Geografia da Paraíba no Pinterest

Economia Criativa: Seridó Paraibano revela potencial turístico criativo e sustentável por meio do empreendedorismo local

Regina Amorim fala sobre roteiro por cinco municípios que destaca experiências culturais, gastronômicas e de aventura que transformam a região em destino turístico único

4 de agosto de 2025

O brilho no olhar de um empreendedor é a chama para buscar o novo e o invisível, que a grande maioria das pessoas não conseguem ver. Foi assim que me senti na região do Seridó paraibano, visitando os municípios de São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Cubati e Juazeirinho, na companhia de Hemilly, do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae.

Em quatro desses municípios a palestra sobre Empreendedorismo Criativo, proporcionou reflexões sobre ideias criativas e ampliou conhecimentos para os participantes tomarem novas decisões. A palestra funciona como um guia para os participantes, que viajam no exemplo de outros empreendedores, por uma jornada emocionante de descobertas, que transforma ideias em conquistas e estimula o protagonismo no território.

Em São Vicente do Seridó, conheci o espaço cenográfico onde se realiza a Festa Junina, ainda com sua decoração criativa, que pode ser ocupado, o ano inteiro, pelos atores da cidade, gerando entretenimento nos finais de semana, para a comunidade e para os turistas. Ainda é possível encontrar no município, de

zenas de sanfoneiros de sanfona de oito baixos, poetas e repentistas que agregam valor ao destino turístico.

O território de Pedra Lavrada se destaca pela Serra das Flexas para o turismo de aventura e a Fazenda Maxinaré que foi do Coronel Graciliano Fontino Lordão, um político e educador, um exemplo de ser humano que através do conhecimento e de bons relacionamentos, saiu do lugar comum, construiu o seu diferencial competitivo e deixou seu legado para o território. Em 1912 o cangaceiro Antônio Silvino e seu bando passaram pela Fazenda Maxinaré. Esse fato pode ser vivenciado por turistas, através de uma performance teatral, para enriquecer o roteiro turístico e gerar renda para os atores da região do Seridó paraibano.

Em Nova Palmeira fomos surpreendidos com o Centro de Educação Popular – CENEP, entidade não-governamental que promove educação, saúde, cultura e arte, qualificação profissional e consciência ambiental para a comunidade, com alimentação saudável, meditação, acupuntura, reiki, massagem, práticas que colaboram para a melhoria as condições físicas, psíquicas e sociais das pessoas. Uma entidade que vai agregar valor ao roteiro turístico, contribuindo para o bem-estar dos visitantes.

Chamou atenção a originalidade da camisa de retalhos, confeccionada por uma costureira quilombola, para o trio de forró pé de serra. A ideia que surgiu foi a criação de uma coleção de moda circular com retalhos de tecidos, para vender aos turistas. As manequins do desfile serão as bailarinas do curso de ballet do CENEP, um verdadeiro show de arte e moda, para encantar os visitantes. O município também tem a luthieria do Éder Jansen, um espaço cheio de curiosidades e descobertas, com a criação de pequenas máquinas para produção de peças específicas de instrumentos musicais. Na comunidade quilombola Serra do Abreu, vivenciar a louceira, modelar uma panela de barro é uma boa experiência para os turistas.

O local do Super Cross, em Cubati – PB, pode ser uma experiência segura para os visitantes, na pista de motocross, com pilotos locais qualificados. A experiência gastronômica na Pizzaria Canoas e no restaurante rural WM, está acima da expectativa, pelo atendimento e o cardápio. Na cidade de Juazeirinho, experimente o café da manhã na Panificadora Brasil & Conveniência, visite ao Centro de Criatividade e Memória, que pode ser melhorado, com a receptividade do ballet popular, da quadrilha junina, do grupo de capoeira, ativos culturais do município. Almoce no restaurante da Janete, que oferece comida regional e um ambiente aconchegante.

O que vem à mente, a partir de uma decisão empreendedora é como uma centelha que acende a chama da mudança e a descoberta de um propósito, que pode ser “buscar a sua melhor versão” e transformar o seu território em um destino turístico criativo, inovador, sustentável e inclusivo. Portanto, seja único nas suas habilidades, potencialidades e capacidades. Ser movido por desafios, autenticidade e criatividade é um dos caminhos para ser bem-sucedido e sair do lugar comum.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim