logo paraiba total
logo paraiba total
influenciadores
Foto: Divulgação

Influenciadores impulsionam crescimento de 20% ao ano no mercado de vendas diretas

ABEVD pontua como a Venda Direta acelera a construção de marcas pessoais autênticas

4 de agosto de 2025

O comércio eletrônico via redes sociais no Brasil apresenta um crescimento anual médio de 20%, segundo dados recentes da Statista, consolidando o país como referência mundial em influência digital para Vendas Diretas. Mais de 3 milhões de empreendedores brasileiros das Vendas Diretas já utilizam plataformas como TikTok, Instagram e WhatsApp para divulgar e comercializar produtos, acompanhando uma tendência global que projeta US$500 bilhões em transações via social commerce até 2025, de acordo com a eMarketer.

Na prática, o que vemos é a digitalização de um comportamento que sempre esteve na base da Venda Direta: o poder de influência individual. Muito antes da ascensão das redes sociais, o consultor já era um influenciador promovendo produtos por meio da confiança, da experiência pessoal e da construção de relações. Agora, com o alcance das plataformas digitais, essa influência se multiplica e se profissionaliza, abrindo novas possibilidades de engajamento e monetização.

Nesse cenário, a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) destaca que, em 2024, o setor movimentou R$50 bilhões no país, impulsionando não apenas negócios, mas novos criadores de conteúdo que crescem junto com o mercado. A ascensão desse movimento se conecta diretamente à Creator Economy, uma nova dinâmica onde indivíduos transformam conhecimento e vivências em conteúdos engajadores e rentáveis. Empreendedores, artistas e influenciadores de diferentes perfis criam comunidades leais, monetizando influência e promovendo experiências práticas e autênticas.

“A Creator Economy representa uma evolução natural da comunicação digital, conectando pessoas e marcas de forma mais genuína e próxima. Para a Venda Direta, é uma oportunidade extraordinária de modernização, permitindo que consultores construam identidades autênticas e relevantes para o público, além de fortalecerem o vínculo com seus clientes. Esse formato atrai cada vez mais os jovens, que buscam flexibilidade e propósito, tornando a venda direta mais digital, dinâmica e alinhada às tendências atuais. A ABEVD apoia esse movimento como vetor essencial para o crescimento sustentável e inovador do setor”, afirma a presidente da entidade, Adriana Colloca.

Conteúdo autêntico: Consultores de Venda Direta conquistam comunidades online

Entre as histórias que ilustram esse novo momento, está a de Ana Clara Domingues, 23 anos, de Cariacica (ES), revendedora Herbalife desde 2019, que administra o negócio ao lado do namorado, Marcus Vinicius, 25 anos. Ana Clara destaca como a simplificação dos processos e a proximidade na comunicação fizeram diferença em sua trajetória digital:

“A Venda Direta trouxe ingredientes que fizeram toda a diferença nos conteúdos que desenvolvo: simplicidade, tom descontraído e apresentação de resultados. Mostro que o uso dos produtos e o negócio são muito mais simples do que muitos imaginam.” Com foco em frequência e disciplina de produção, ela afirma: “Tenho meta de produzir seis stories por dia e um post no feed por semana. Gosto de surpreender e mostrar conquistas reais, como quando nossa receita viralizou. O impacto dessas pequenas ações abriu portas e trouxe novos clientes”. A influenciadora também valoriza o dia a dia vivido em parceria: “Eu e o Marcus dividimos a correria e as conquistas, mostramos juntos como é possível empreender de forma leve, dando nosso toque pessoal no trabalho.”

Outro casal que evidencia a humanização e o potencial de engajamento na Creator Economy é Bruna Vergili, 30 anos, e Matheus Correa, 32 anos, conhecidos como @ocasaldacacau, revendedores autorizados Cacau Show em Sorocaba (SP) desde 2023. Eles encaram o negócio como renda extra para o casamento marcado para dezembro de 2025. Bruna relata: “Aprendi que vender vai muito além do produto. Comunicar o propósito por trás das nossas revendas e mostrar os bastidores reais aproximou clientes da nossa história e aumentou a confiança.”

Já Matheus destaca a importância da constância: “Na Venda Direta, aprendemos que quem para, desaparece. Persistir virou um hábito, não uma escolha.” Em 2023, um vídeo caseiro ganhou mais de 1 milhão de visualizações durante a Páscoa, impulsionando as vendas do casal de forma surpreendente e mostrando o efeito multiplicador do conteúdo espontâneo e autêntico.

A transformação de consultores em protagonistas digitais reforça a visão inovadora do setor. Para a ABEVD, o diferencial está na capacidade de união entre marcas consolidadas, flexibilidade para empreender e fortalecimento do vínculo com consumidores. Com reconhecimento da mídia e crescente presença nas plataformas digitais, a Venda Direta no Brasil demonstra que o futuro pertence a quem se comunica com autenticidade, inspira pessoas e constrói comunidades engajadas a partir de histórias reais e resultados palpáveis.

Fonte: Assessoria