
Sebrae lança curso sobre Inteligência Artificial para gestores públicos
Capacitação on-line foi apresentada nesta sexta-feira (25) para os participantes do Transformar Juntos, realizado em Brasília
28 de julho de 2025
A Inteligência Artificial também pode ser uma ferramenta poderosa na transformação das políticas públicas executadas pelas prefeituras. Para apoiar os gestores municipais nesse caminho, o Sebrae lançou, nesta sexta-feira (25), em Brasília, durante o evento Transformar Juntos, o curso IA na prática para gestores públicos. A capacitação on-line com duração de quatro horas apresenta conceitos sobre o tema, identifica seus benefícios, desafios, riscos e implicações legais, além de reconhecer princípios éticos, aspectos da segurança cibernética e critérios para uso responsável e seguro das ferramentas de IA.
“Durante o Transformar Juntos, apresentamos formas de apoiar a administração pública local na melhoria do ambiente de negócios, na geração de oportunidades para que a economia local possa fluir melhor. Neste curso reunimos o que se tem de mais avançado no mundo para ajudar os gestores a alavancar os pequenos negócios nos seus territórios”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Durante a abertura deste último dia de evento, o gerente da Unidade de Soluções do Sebrae, Eduardo Curado, ressaltou que o objetivo da iniciativa é ampliar a visão sobre inovação no setor público. “A Inteligência Artificial já é uma realidade e vai se tornar cada vez mais necessária. A gente pode ficar para trás se a gente não começar a aprender”, comentou o representante do Sebrae ao apontar que o curso de Inteligência Artificial para os pequenos negócios, lançado em fevereiro deste ano, é o terceiro mais consumido na plataforma do Sebrae.
O curso para gestores está dividido em três módulos: fundamentos, como melhorar a gestão, e como elaborar um projeto de IA para eficiência da gestão pública. “A gente quer que o gestor interaja de forma intencional. A trilha está estruturada para capacitar a compreender e aplicar a Inteligência Artificial de forma ética, segura e estratégica para otimizar a administração”, explicou o gerente de Soluções do Sebrae.
Eduardo Curado reforçou que a navegação no curso é 100% autônoma, ou seja, a pessoa faz no próprio tempo, além de ser um curso em que o Sebrae cobre todo o investimento. Ele destacou ainda que durante a capacitação, o gestor terá apoio contínuo do Assistente Virtual Aivy. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas aprendam de maneira prática”, aponta.
Na prática
Felipe Mussalém, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) de São Luís, no Maranhão, esteve presente na apresentação do curso e acredita que a iniciativa tem o potencial de desmitificar a Inteligência Artificial para este público, ao mesmo tempo em que apoia os gestores na elaboração de políticas públicas baseada em evidências.
“Nós, enquanto gestores, estamos preocupados com o campo, inserido dentro do território, buscando que a nossa política pública seja o mais eficiente possível. Então, desmistificar a inteligência artificial é muito importante, porque com a IA temos um ambiente de dados muito mais robusto”, ressalta Felipe Mussalém, presidente da Amdes.