
Prefeitura participa da maior feira de tecnologia do NE com estande interativo e Mostra de Robótica
Prefeitura apresenta 60 projetos tecnológicos e mostra de robótica com alunos da rede municipal na Expotec 2025
25 de julho de 2025
A Prefeitura de João Pessoa está marcando presença na 11ª edição da Expotec, promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. O evento, que segue até esta sexta-feira (25), é considerado a maior feira de tecnologia do Nordeste e reúne representantes das áreas de inovação, ciência, educação e empreendedorismo. Pela primeira vez, as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Ciência e Tecnologia (Secitec) participam juntas da programação com estande interativo e a realização de uma Mostra de Robótica com alunos da Rede Municipal de Ensino.
A participação conjunta das secretarias reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo à inovação e à formação tecnológica de crianças e jovens. O secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos, destacou a importância do evento como uma plataforma de popularização da ciência e de apresentação dos resultados dos mais de 60 projetos de inovação apoiados nos últimos dois anos. “João Pessoa saiu de praticamente zero projetos financiados nessa área para mais de 60 em execução. Criamos uma agência de inovação, programas de fomento e estamos agora começando a colher os primeiros frutos, muitos deles expostos aqui na Expotec”, destacou.
Para Silvio José, diretor de difusão tecnológica da Secitec, o papel da secretaria é articular competências já existentes na cidade com órgãos públicos e privados, a fim de transformar conhecimento acadêmico em desenvolvimento social. “Cerca de 11% da população de João Pessoa está hoje nas universidades. São quase 90 mil pessoas que pensam, criam e desenvolvem soluções. Nosso desafio é conectar esse potencial às necessidades da cidade”, afirmou.
Educação em destaque
Uma das grandes novidades deste ano foi a Mostra de Robótica promovida pela Secretaria de Educação, que levou cinco escolas da rede municipal para apresentar projetos desenvolvidos por alunos com apoio de mediadores tecnológicos. Entre os temas, estavam desde a poluição sonora até soluções sustentáveis como hortas escolares e coletores de resíduos perigosos.
O diretor do Departamento de Informática Escolar da Sedec, Elisson Dutra, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. “Essas mostras científicas estimulam o raciocínio lógico, pensamento crítico, trabalho em equipe e protagonismo juvenil. Além disso, fortalecem a autoestima e a autonomia dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro”, declarou. Ele também mencionou os investimentos feitos pela gestão do prefeito Cícero Lucena em Salas Maker, laboratórios Google e formação contínua de professores.
As escolas participantes apresentaram projetos criativos e relevantes. Na quarta-feira (23), as escolas Tharcilla Barbosa da Franca e Virginius da Gama e Melo apresentaram temas relacionados ao tempo e à sustentabilidade. Nesta quinta-feira (24), foi a vez das escolas Lynaldo Cavalcanti e Duque de Caxias, com projetos sobre poluição sonora e manipulação robótica. Já nesta sexta-feira (25), a Escola Major José de Barros encerra a programação com projetos voltados à segurança doméstica e à preservação ambiental.
A voz dos protagonistas
Para os estudantes, a experiência de participar da Expotec foi transformadora. Eduardo Araújo, de 14 anos, da Escola Duque de Caxias, acredita que a robótica pode mudar o mundo. “Com a robótica podemos criar coisas incríveis, como próteses para humanos e animais ou máquinas para limpar o planeta. Todo mundo deveria aprender robótica para fazer do mundo um lugar melhor”, disse entusiasmado.
Já Jose Yan, de apenas 10 anos, aluno da Escola Lynaldo Cavalcanti, contou como a robótica mudou sua rotina escolar. “O professor me convidou para as aulas, eu fui e gostei muito. A gente faz vários bonecos e aprende de um jeito divertido. Os professores são muito legais e ajudam a gente demais”, relatou.
Compromisso com o futuro
A presença da Prefeitura de João Pessoa na Expotec 2025 evidencia o compromisso da gestão com o desenvolvimento científico e a democratização da tecnologia. A união entre educação e ciência, com apoio institucional, está abrindo novos horizontes para os jovens da capital paraibana. Mais que participar de um evento, os alunos da rede pública estão assumindo o protagonismo de um futuro mais inteligente, sustentável e inclusivo.