
BNB investe em economia criativa nos eventos juninos e nos roteiros de frio da Paraíba
Instituição destinou R$ 77 milhões em microcrédito para o setor cultural e apoia 15 festas tradicionais na Paraíba
4 de julho de 2025
O Banco do Nordeste (BNB) tem reforçado seu compromisso com a economia criativa paraibana ao patrocinar importantes eventos culturais do estado. Além de apoiar pelo menos 15 festividades de São João e São Pedro em diversas regiões da Paraíba, a instituição também é parceira dos chamados roteiros de frio, programação cultural que movimenta cidades serranas com clima ameno, no segundo semestre do ano.
Os roteiros de frio promovem atrações musicais, gastronômicas e de valorização do patrimônio histórico e artístico das cidades, contribuindo para o fortalecimento do turismo local e para a geração de renda. “Para além do que é visto como entretenimento, as atividades artístico-culturais promovem os locais e geram experiências com o público. Os empreendedores precisam ampliar a capacidade de atendimento, e para isso estamos presentes, impulsionando economicamente os negócios gerados nos eventos”, destacou o superintendente.
O fomento à cadeia produtiva do setor cultural – que inclui microempreendedores, produtores de eventos, comerciantes de comidas típicas, artesãos e prestadores de serviços – é uma das estratégias do Banco para ampliar o acesso ao crédito. Apenas com o programa Crediamigo, voltado ao microcrédito urbano, o BNB contratou R$ 77 milhões na Paraíba no mês que antecedeu os festejos juninos, crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Durante o São João de Campina Grande, o Banco do Nordeste também lançou uma carreta itinerante de atendimento, que percorre eventos e feiras em todo o Nordeste. A unidade móvel oferece orientação sobre linhas de crédito, microcrédito e serviços financeiros, facilitando o acesso dos empreendedores às soluções do Banco.