Recortes Insurgentes: Espaço Expositivo Alice Vinagre recebe exposição de Angela Pacífico
Mostra da artista Angela Pacífico reúne 18 obras que abordam gênero, território e raça por meio da colagem e do estêncil
16 de junho de 2026
O Espaço Expositivo Alice Vinagre, localizado no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa, recebe nesta quinta-feira (18) a primeira exposição de 2026. A mostra traz como título ‘Recortes insurgentes’ e é fruto do trabalho da artista cearense radicada na Paraíba, Angela Pacífico.
Através das técnicas da colagem e do estêncil, Angela nos convida de forma poética e potente à uma discussão sobre gênero, território e raça a partir de um viés anti e decolonial, e como esses diferentes corpos reivindicam, transitam e ocupam os lugares. São 18 obras que traduzem a insurgência da artista, que tem uma trajetória pessoal marcada por viagens independentes. Foram cinco anos atravessando fronteiras, reivindicando lugares e vivendo de forma nômade em 18 estados brasileiros e alguns outros países da América do Sul. A experiência possibilitou a descoberta de novas práticas artísticas e uma relação sensível com território, circulação e pertencimento.
Em seu texto curatorial, Suzana Lacerda afirma que “‘Recortes Insurgentes’ é uma quebra de barreiras ao mesmo tempo que finca bandeiras em solos de pertencimentos”. Nas obras, Angela evoca o feminismo, a luta antirracista, a resistência contra o colonialismo, o amor e a educação como meios de libertação de opressões de gênero, raça e classe.
Angela Pacífico é radicada na Paraíba desde 2017, formou-se em Design Gráfico em 2021 e atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais pela UFPB, onde investiga as intersecções entre arte, design, educação e crítica social, e onde desde então se estabelece
enquanto pesquisadora e ‘artivista’, unindo vivência e pesquisa em suas obras.
Já Suzana Lacerda é graduanda no curso de bacharelado em Artes Visuais pela UFPB, atualmente trabalha como bolsista extensionista como produtora cultural no Museu da Cidade de João Pessoa.
A exposição ‘Recortes Insurgentes’ será aberta às 19h desta quinta-feira (18), e fica em cartaz até o dia 24 de julho. O Espaço Expositivo Alice Vinagre fica na rampa 01, do mezanino 02 do Espaço Cultural da Paraíba. As visitações são gratuitas.
Fonte: Assessoria