logo paraiba total
logo paraiba total
são joão
Foto: Divulgação

Energisa orienta população sobre segurança elétrica durante o São João e a Copa do Mundo

Concessionária alerta para riscos com decoração, ligações improvisadas e sobrecarga de equipamentos durante as comemorações

9 de junho de 2026

O mês de junho promete grandes emoções com as festas de São João e a Copa do Mundo acontecendo simultaneamente. Mas para não comprometer o clima de animação, é preciso ter cuidado redobrado com a segurança com a rede elétrica.
 A coordenadora de segurança da Energisa Paraíba, Gabriella Mendes, alerta sobre o uso da energia elétrica, desde a decoração até a realização das festas e comemorações nas ruas, como forma de prevenir acidentes.
 “O São João é um dos momentos mais importantes para o Estado e a decoração é uma parte importante para criar esse clima de festa. A Copa do Mundo também aumenta essa animação. Mas, além de pensar na parte estética, é preciso que a população redobre os cuidados e sigam as orientações de segurança com a rede elétrica para aproveitar o momento com segurança”, afirma Gabriella.
 São João demanda cuidados com a rede elétrica
Na Paraíba, as festas de São João já acontecem por todo o Estado. É recomendado que itens como bandeirinhas sejam colocados longe de postes de energia. Além disso, fios, cabos e enfeites jamais devem ser amarrados em postes ou na fiação elétrica, causando risco de choque. As ligações provisórias para barracas e eventos devem ser realizadas exclusivamente pela concessionária, já que ligações clandestinas além de ilegais, colocam vidas em risco e podem comprometer o fornecimento de energia para a população.
Copa do Mundo
Durante os jogos, seja em estabelecimentos ou em casa, os cuidados também são essenciais.
“Existem alguns erros comuns que podem causar acidentes e até mesmo colocar a vida em risco. Não conecte vários aparelhos em um único ponto de energia, especialmente se um dos aparelhos consumir muita eletricidade, como geladeira ou freezer. A sobrecarga pode causar curto-circuito e incêndio. Use filtros de linha certificados pelo INMETRO e nunca sobrecarregue com adição de Ts” orienta a coordenadora de segurança.
Outros cuidados incluem evitar mexer em aparelhos elétricos com o corpo molhado e não utilizar bocais de lâmpadas como suporte para pendurar enfeites, pois essa prática pode provocar choques elétricos e até incêndios.
Na hora da comemoração é comum que as pessoas utilizem fogos de artifício, mas esse tipo de material precisa ser manuseado com toda atenção, e nunca deve ser direcionado a rede de energia, pois podem haver curtos e rompimento de cabos.
 Orientações para curtir com segurança
  • Utilize apenas produtos com garantia e selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia);
  • Tenha cuidado ao manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, pois o contato ou a proximidade com a rede pode gerar acidentes;
  • Nunca pendure bandeirinhas em postes, bocais de lâmpadas ou cabos elétricos.
  • Evite enfeites com fios ou cabos metálicos próximos à rede elétrica.
  • Jamais faça ligações clandestinas ou improvisadas (gambiarras) para alimentar a festa com energia.
  • Evite o uso de “T” e dê preferência aos filtros de linha.
  • Sempre que possível, conte com o apoio de um profissional capacitado para cuidar das instalações de iluminação e tomadas.
Fonte: Assessoria