Wanderlust Aí Vamos Nós e como o Viajante fica no pós feriado
Vanessa de Melo reflete sobre ansiedade e comparações nas redes sociais após feriados prolongados; autora sugere que não viajar pode ser a melhor decisão
22 de abril de 2026
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Até porque, acabamos de sair de um feriado e se você viajou ou não, deve estar pensando em quanto e para onde vai no futuro em breve. Por aqui, descansando e sonhando com os destinos e experiências que quero aproveitar numa oportunidade não muito distante, mas sem data ainda.
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje traz uma reflexão sobre como nós Viajantes ficamos depois de um feriado ou folga mais prolongada, principalmente quando não viajamos. Afinal, se viajou está mais relaxado ou cansado dependendo da experiência vivida. Quando visitamos redes sociais e o algoritmo sabe que gostamos de viajar, esse tema fica muito evidente nas publicações aleatórias de pessoas que não seguimos que nos aparece e se não temos a maturidade necessária para absorver mais do que é bom, as comparações vão invadir nossa cabeça e a ansiedade vai tomar conta. Por isso é sempre bom ter cuidado. Coisas como: nossa o feriado tava cheio de turistas, queria ter viajado para esse lugar, todo mundo foi, e etc, lembre-se: você Viajante não é todo mundo e muitas vezes, não viajar no feriado é a melhor decisão. Esquecemos muitas vezes as estradas cheias, aeroportos e rodoviárias lotadas e filas para todo lado.
Viajar é bom, mas nem sempre, o caos pode nos acompanhar e aquelas fotos e passeios não se tornam possíveis. Eu como uma viajante que gosto de planejamento evito feriados e como eu fico após eles passarem? Descansada muitas vezes, outras fico atarefada com montagens de roteiros, organizações e cotações de viagens para o futuro e planejando as aventuras que virão e você Viajante?
Deixo essa reflexão sobre descanso mental e sair da ansiedade de estar com essa obrigação de estar sempre viajando para se comparar a outra pessoa que fez isso no feriado. Muitas vezes desconectar é o luxo e planejar outros momentos é o mais sensato. O que você pensa sobre o assunto Viajante? Deixe nos comentários da coluna e nas redes sociais como foi seu pós feriado? E sobre o que você quer ler na próxima coluna Wanderlust Aí Vamos Nós que hoje fica por aqui!

arquivo pessoal
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.
Fonte: Vanessa de Melo