Governo da Paraíba lança Plataforma BioInova para gestão de carbono e desenvolvimento sustentável
Iniciativa mapeia estoque de carbono e biomassa aérea, com foco na Caatinga; acesso público a partir de quarta (11)
6 de março de 2026
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realiza, na próxima quarta-feira (11), o lançamento da Plataforma BioInova – Inovações para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa voltada ao mapeamento do estoque de carbono e da biomassa aérea no estado. A solenidade acontece no Instituto Nacional do Semiárido, em Campina Grande, das 9h às 12h.
A pesquisa e a coleta de dados já tiveram início em diversas regiões da Paraíba, com equipes em campo realizando levantamentos técnicos e medições científicas. As informações consolidadas estarão disponíveis na plataforma, que será aberta para acesso público a partir da próxima quarta-feira, permitindo que gestores, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral consultem os dados de forma transparente.
Desenvolvida em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba, a iniciativa reúne estudos técnicos e científicos sobre Crédito de Carbono, Estoque de Carbono e Biomassa Aérea em todo o território paraibano.
O trabalho tem como destaque a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro e estratégico para o equilíbrio climático. A partir de metodologias de campo aliadas a ferramentas de ciência de dados, inteligência artificial e economia, a plataforma permitirá mensurar com precisão o potencial de carbono da vegetação nativa, abrindo caminho para a inserção da Paraíba no mercado de créditos de carbono.
Além de subsidiar políticas públicas ambientais e fortalecer a governança climática estadual, a plataforma permite perceber como o mercado de carbono pode se tornar uma fonte de renda sustentável para o Estado e seus agentes produtivos. A plataforma também servirá como fonte permanente de pesquisa, apoiando estudos acadêmicos, projetos técnicos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável, especialmente nas regiões do semiárido paraibano.
O evento vai reunir gestores públicos, pesquisadores e especialistas da área ambiental.
Fonte: Secom PB