logo paraiba total
logo paraiba total
inovação
Foto: Sebrae-PB

Hubs de Inovação: Sebrae incentiva ecossistemas locais com foco no desenvolvimento sustentável dos territórios

Núcleos são formados com a inclusão de atores sociais e integrantes de vários segmentos

12 de fevereiro de 2026

Com o propósito de mapear os territórios paraibanos e incentivar o processo de soluções inovadoras, o Sebrae/PB tem atuado em diferentes regiões do estado com a formatação de Hubs de Inovação, que se caracterizam a partir da composição de ecossistemas locais com a inclusão de atores sociais e integrantes da comunidade que representam diferentes segmentos. Um dos objetivos desse movimento é interiorizar o debate com foco na inovação e ampliar as oportunidades de desenvolvimento das atividades econômicas.

Do litoral ao sertão, o estado conta atualmente com sete Hubs de Inovação: João Pessoa (Farol Digital), Campina Grande (E.Inov CG), Guarabira (Brejo Tech), Monteiro (Novo Cariri), Patos (Sol Tech), Sousa (Dino Valley) e Cajazeiras (Caatinga Valley).

Conforme o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas (UDTP) do Sebrae/PB, Luciano Holanda, o trabalho desenvolvido pela instituição na formatação dos Hubs de Inovação consiste na missão de fortalecer a cultura da inovação para impulsionar o desenvolvimento dos territórios. “Esse processo busca promover um ganho de competitividade e de produtividade das atividades econômicas, a partir do diálogo sobre soluções inovadoras. É pensar a escalabilidade desses negócios em cada território e criar um ambiente favorável de crescimento às cadeias produtivas”, disse.

A metodologia adotada pelo Sebrae na formação de um ecossistema local de inovação se baseia em quatro hélices: com conexão entre representantes de instituições privadas (.com), da gestão pública (.gov), de organizações sociais ou associações (.org) e de entidades educacionais (.edu). Com essa composição, o grupo desenvolve atividades que vão desde a realização de mapeamento e diagnóstico sobre os desafios do território, ao estudo de potencialidades e construção de ideias sustentáveis com foco à inovação.

Rota BR-230 e interiorização da inovação

Luciano Holanda revela que a proposta de trabalho de fortalecimento dos Hubs de Inovação se baseia na construção do projeto da Rota BR-230 da Inovação. Segundo ele, os esforços empenhados pelo Sebrae nesse processo de articulação têm como eixo principal promover a interiorização da inovação, seguindo o percurso da principal rodovia que atravessa todo o território estadual.

“Essa construção objetiva justamente o movimento de interiorizar a pauta da inovação para todos os territórios do estado. O intuito é sair da visão de que a inovação apenas pode ser tratada nos grandes centros. Com o processo de maturidade desses núcleos e o trabalho dos ecossistemas essa realidade vai se modificando e transformando cada região”, pontuou.

Para o ano de 2026, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas (UDTP) do Sebrae/PB revela que o trabalho de fortalecimento dos ecossistemas locais de inovação deve avançar ainda mais, a partir da promoção de eventos e o protagonismo de gerar debates estratégicos. “Temos o evento Inova PB, que a cada ano conecta todos os Hubs de Inovação para gerar esse momento de networking e discussão sobre os desafios para o futuro e a expectativa para esse ano é continuar conectando os territórios para incentivar, por meio de um modelo de governança, o fortalecimento de todos os ecossistemas”, concluiu Luciano Holanda.

Fonte: Sebrae-PB