logo paraiba total
logo paraiba total
reserve
Foto: Divulgação

Reserve Garden traz exposição permanente com peças de artesãos da Paraíba e do Nordeste

Restaurante recém reinaugurado em João Pessoa valoriza e celebra a cultura regional

10 de fevereiro de 2026

O artesanato paraibano e nordestino carrega histórias, afetos e identidades que atravessam gerações e encantam quem se aproxima de suas formas, texturas e significados. Em João Pessoa, essa arte ganha um novo espaço de contemplação e vivência dentro do Reserve Garden, restaurante icônico da capital paraibana que une gastronomia autoral, arquitetura e cultura local em uma experiência realmente única na capital paraibana. Além de saborear os pratos, o público também tem a oportunidade de conhecer, de perto, a riqueza do fazer artesanal da Paraíba e do Nordeste, o que transforma cada visita em um encontro entre arte, território e sensibilidade.

Ao chegar ao local, recém reinaugurado em Manaíra, os visitantes se deparam com uma estante grandiosa com diversas peças e obras espalhadas em lugares estratégicos para apreciação.

Toda a curadoria da decoração cheia de identidade foi realizada pela empresária Heloisa Nonino, do Grupo Nonino, que pautou suas escolhas pela proximidade com os artesãos, pelo conhecimento das técnicas e por um olhar atento à simplicidade e ao significado de cada obra. “A arte paraibana e a nordestina sempre foram uma grande paixão da minha casa, da minha família”, afirma a empresária paranaense radicada em João Pessoa.

Ao se mudar para a capital paraibana, há mais de uma década, ela criou um acervo pessoal que foi levado posteriormente para o Reserve Garden. “Quando nós fundamos o Reserve Garden, replicamos o que era a nossa casa, com muitas plantas e arte. A princípio, era para decoração, mas as pessoas se encantavam com a forma como eu organizava as peças e queriam comprar. A partir disso, começamos também a comercializar as obras dentro do restaurante”, lembra. Entre os clientes “famosos”, o médico Drauzio Varella, o diretor Jayme Monjardim e a atriz Marieta Severo se encantaram e levaram obras expostas no restaurante para casa.

Valorização, beleza e singularidade

Entre as peças expostas estão os burrinhos de couro de Oziel Dias, feitos com materiais da região de Itabaiana (PB) onde o artesão vive. Nas prateleiras, pássaros em madeira de Bento de Sumé (PB) e esculturas do premiado Sérgio Teófilo, de Dona Inês (PB).

Também são destaque no Reserve Garden os palhaços em papel machê, do artista plástico Babá Santana, as cabeças em cerâmica de Cida Lima, o imponente galo feito por Joca dos Galos com latinhas recicladas.

As cerâmicas esmaltadas do genial Chico Ferreira, a arte sacra crua de Jonas Nogueira e quadros de artistas como Guto Holanda e Thayroni Arruda também podem ser apreciados.

Heloisa diz que faz questão de conhecer de perto e acompanhar a trajetória de cada artesão e conhece os detalhes de produção das obras. “Me emociono quando me aproximo das histórias e sei que, quando nosso cliente vé a arte neste contexto, juntos com as plantas e o concreto aparente da arquitetura, ele se reconhece. É muito bonita essa conexão”, comenta Heloisa.

Para a empresária, é importante reconhecer, valorizar e celebrar a arte nordestina. “O artesanato nordestino tem alma. São peças que falam de território, de memória e de quem somos. Trazer essa arte para dentro do Reserve Garden é um gesto de respeito e admiração pela cultura que nos inspira”, destaca Heloisa Nonino.

Para conhecer de perto o Reserve Garden, o endereço é na Rua Euzely Fabrício de Souza, nº 304, Manaíra.

Fonte: Vivass Comunicação