logo paraiba total
logo paraiba total
ovos
Foto: Sebrae-PB

Entreposto de ovos em São Sebastião de Lagoa de Roça busca adequação para certificação SIF

Sebrae apoia adequação de entreposto de ovos em São Sebastião de Lagoa de Roça para fortalecer avicultura caipira

5 de fevereiro de 2026

Com foco no fortalecimento da agricultura familiar e na ampliação do acesso a novos mercados, o Sebrae/PB está acompanhando o projeto de adequação e certificação do entreposto de beneficiamento de ovos da Cooperativa da Agricultura Familiar dos Municípios Paraibanos (COAFAB), em São Sebastião de Lagoa de Roça, no agreste. A iniciativa representa um passo decisivo para estruturar toda a cadeia produtiva da avicultura local. Da produção ao beneficiamento e à comercialização, o entreposto garantirá mais competitividade e sustentabilidade aos pequenos produtores.
De acordo com o gestor da Avicultura da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, José Cavalcante, o trabalho junto à cooperativa vem sendo desenvolvido há vários anos, com avanços significativos, especialmente no último período. “Temos atuado no sentido de melhorar a produção e o manejo das aves nas granjas. No ano passado, conseguimos avançar no preparo das unidades produtivas para o processo de registro, além de apoiar o planejamento para o aumento da produção, com o alojamento de mais aves e a projeção de crescimento para os próximos meses”, explicou.
Segundo Cavalcante, a adequação do Entreposto é uma etapa estratégica para consolidar esse crescimento. “Para que essa produção avance, é fundamental que os ovos passem por um entreposto certificado, onde recebam todo o processo de beneficiamento. Assim, eles poderão sair embalados diretamente para pontos de venda como supermercados, panificadoras e outros estabelecimentos comerciais”, destacou. Ele acrescenta que o Projeto está sendo acompanhado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal e a COAFAB, e já se encontra em fase avançada.
“A expectativa é que o Serviço de Inspeção Federal (SIF) realize as últimas vistorias e, nos próximos meses, o Entreposto esteja autorizado a operar. Com isso, fechamos toda a linha produtiva: produção, beneficiamento e comercialização”, completou.
Melhorias com atuação do Sebrae
Atualmente, a COAFAB reúne 101 cooperados no município, com atuação em diversas atividades da agricultura familiar. Na avicultura, cerca de 20 produtores já estão diretamente envolvidos, enquanto outros demonstram interesse em iniciar ou retomar a atividade, impulsionados pelas novas perspectivas de mercado.
Para o presidente da cooperativa, Carlos Eduardo Costa, conhecido por Toinho de Naé, o apoio técnico tem sido fundamental para a organização interna e o fortalecimento da atividade. “Hoje está tudo mais organizado. Contamos com a presença de veterinário e de outros profissionais que acompanham o trabalho dos cooperados”, afirmou.
Ele explica que o processo de adequação do entreposto segue em andamento. “Estamos com uma empresa, também acompanhada pelo Sebrae, realizando a reformulação de algumas áreas internas do prédio da Cooperativa, onde vai funcionar o entreposto”, disse.
Os benefícios, segundo Toinho, serão sentidos por todos os cooperados. “Com o Entreposto funcionando, a comercialização vai ser feita com mais tranquilidade. Hoje, vendemos para atravessadores, de forma limitada. Não podemos vender para supermercados nem acessar políticas públicas. Com o beneficiamento adequado, teremos novas oportunidades de mercado”, ressaltou.
Além da estrutura física, o Sebrae também atua junto à cooperativa com consultorias voltadas à gestão das propriedades, planejamento da produção e estratégias para enfrentar os períodos sazonais. “O objetivo é garantir a permanência dos produtores no mercado, com renda, organização e crescimento sustentável da avicultura caipira em São Sebastião de Lagoa de Roça”, concluiu José Cavalcante
Fonte: Sebrae-PB