logo paraiba total
logo paraiba total
trans
Foto: Divulgação

TRANSformando: no Dia da Visibilidade Trans, AeC reforça compromisso com cidadania e inclusão

A ação promove uma ponte entre o reconhecimento institucional e a cidadania formal

28 de janeiro de 2026

Celebrado em 29 de janeiro, o Dia da Visibilidade Trans convida a sociedade a enxergar, respeitar e valorizar trajetórias que historicamente foram marcadas pela exclusão. Na AeC, a data é um marco para reforçar o compromisso com a inclusão e destacar o impacto do projeto “TRANSformando AeC”, que apoia colaboradores na retificação de nome e/ou gênero em seus documentos civis.

A iniciativa, desenvolvida em parceria entre as áreas Jurídica e de Pessoas e com o suporte de consultores externos, vai além do reconhecimento simbólico: promove acolhimento, segurança e dignidade, fortalecendo a construção de um ambiente onde cada pessoa possa ser quem é, com orgulho e pertencimento.

Desde o lançamento do TRANSformando AeC, em novembro de 2025, mais de 100 colaboradores já se inscreveram no programa e mais de 40 estão em processo de retificação de nome. Embora a empresa já adote a política de Nome Social, a AeC identificou, a partir de um levantamento interno, que os custos, a burocracia e a complexidade jurídica ainda impedem muitas pessoas de concluírem a alteração oficial de documentos como certidão de nascimento e CPF.

Para o vice-presidente de Pessoas e Serviços Corporativos da AeC, Alexandre Faria, a iniciativa representa mais do que um projeto corporativo, mas sim um posicionamento que reflete valores da organização. “Na AeC, acreditamos que cada pessoa traz o seu potencial completo para o ambiente de trabalho quando é respeitada em sua totalidade. Estamos aqui para acompanhar e viabilizar trajetórias de vida e carreira, sem distinção, promovendo respeito e oportunidade para todos.”

Atualmente, 22,6% do time da AeC é formado por pessoas da comunidade LGBTQIA+. No setor de telesserviços, segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), cerca de 20% dos 1,4 milhão de trabalhadores se identificam como LGBTQIA+, sendo aproximadamente 1% pessoas trans, um público que ainda enfrenta barreiras significativas para o pleno exercício de seus direitos.

A participação no programa é voluntária, com inscrições realizadas em ambiente interno e sigiloso. Os colaboradores contam com acompanhamento contínuo do RH, indicadores de progresso e a possibilidade de compartilhar suas histórias, inspirando outras pessoas a também acreditarem que é possível viver com dignidade e autenticidade no ambiente de trabalho.

“Meu sonho era simples: ver meu nome social em todos os meus documentos, como CPF e certidão de nascimento. A AeC transformou esse sonho em realidade”, afirma Ally Serafim, primeiro beneficiado pelo programa.

 

No Dia da Visibilidade Trans, a AeC reforça que diversidade não é apenas um valor, mas uma prática cotidiana. O TRANSformando AeC simboliza o compromisso da empresa em construir um ambiente onde cada pessoa, independentemente de identidade de gênero ou orientação, tenha condições reais de ser quem é, crescer, ser reconhecida e pertencer. Porque visibilidade é também garantir direitos, respeito e oportunidades.

Fonte: Assessoria