5ª Teia Paraíba reunirá mais de 300 pontos de cultura em CG com foco na justiça climática
Evento estadual de cultura viva terá foco em justiça climática e reunirá indígenas, quilombolas, artistas e coletivos; inscrições abertas até 16/02
28 de janeiro de 2026
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vai realizar em Campina Grande, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a 5ª Teia Paraíba. A estimativa é que sejam reunidos mais de 300 ponteiros e ponteiras de cultura, entre povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades tradicionais, artistas, coletivos culturais e fazedores de cultura de todas as regiões do estado em um dos maiores encontros da cultura viva da Paraíba.
Com o tema central da justiça climática, a quinta edição da Teia propõe refletir sobre os impactos das mudanças climáticas nos territórios e o papel da cultura popular na defesa da natureza, dos modos de vida tradicionais e do direito ao futuro.
De acordo com a gerente executiva de Articulação Cultural, Érika Catarina, “o encontro reconhece que são esses povos e comunidades os mais afetados pela crise climática, mas também os que historicamente constroem práticas de cuidado. Eles são os protagonistas na defesa da natureza, dos territórios e de modos de vida sustentáveis. A Teia é um chamado para fortalecer as redes de contatos, tecer alianças em vários locais do estado e afirmar a cultura como ferramenta de transformação social e ambiental”, ressaltou.
A programação contará com rodas de conversa, debates, vivências coletivas e apresentações culturais, fortalecendo a troca de saberes e a articulação entre os Pontos e Pontões de Cultura. A Teia se consolida como um espaço de escuta, resistência e celebração da diversidade cultural paraibana.
O evento reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização da cultura viva, a participação social e a construção de políticas culturais alinhadas aos desafios contemporâneos, como a crise climática e a justiça social.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro e podem ser feitas no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/5teiaparaiba/5-teiaparaiba. Podem se inscrever representantes de Pontos e Pontões de Cultura da Paraíba certificados pelo Ministério da Cultura. Caso ainda não constem na Plataforma Cultura Viva, também são aceitas publicações oficiais de editais certificadores da Política Nacional Cultura Viva.
Pontos de Cultura, Pontões, Pontos de Memória e a Cultura Viva
Ponto de Cultura é um grupo, coletivo ou entidade que já faz cultura na comunidade e passa a ser reconhecido pelo poder público. Desenvolve atividades culturais contínuas no território, como oficinas, apresentações, formações e valorização dos saberes locais. Atua diretamente com a comunidade, fortalecendo identidades e o acesso à cultura.
Pontão de Cultura é uma iniciativa que atua em escala maior. Sua função é articular, apoiar e fortalecer vários Pontos de Cultura, promovendo formação, troca de experiências, comunicação e trabalho em rede. O Pontão ajuda os Pontos a se conectarem e crescerem juntos.
Ponto de Memória é uma iniciativa comunitária que cuida da memória e da história do território. São grupos ou espaços que valorizam lembranças, histórias de vida, tradições, acervos, fotografias, documentos e saberes das comunidades, preservando e compartilhando a memória coletiva de forma participativa. A Política Nacional Cultura Viva é uma política pública que reconhece e fortalece essas iniciativas culturais comunitárias. A Cultura Viva entende a cultura como um direito de todos, valoriza a diversidade cultural e incentiva o protagonismo das comunidades.
Teia Paraíba
A Teia Paraíba é o encontro estadual dos Pontos e Pontões de Cultura da Paraíba. É um momento de reunião, troca de experiências, aprendizado e celebração da cultura que nasce nos territórios. Na Teia, os grupos se encontram para conversar sobre suas práticas, fortalecer a rede Cultura Viva, construir propostas coletivas e lutar pelo direito à cultura. A Teia Paraíba faz parte da Política Nacional Cultura Viva e se conecta às Teias regionais, estaduais e à Teia Nacional dos Pontos de Cultura, fortalecendo a participação das comunidades culturais nas políticas públicas.
A realização da Teia Paraíba é financiada com recursos públicos do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
Fonte: Secom PB