logo paraiba total
logo paraiba total
setor cultural
Foto: Divulgação

Funesc lança cadastramento 2026 para municípios que desejam receber ações culturais

Inscrições vão até 2 de fevereiro; secretarias de cultura podem solicitar atividades em teatro, dança, circo, literatura e outras áreas

27 de janeiro de 2026

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu, nesta segunda-feira (19), formulário de inscrição para municípios paraibanos que tenham interesse em receber ações culturais em parceria com o órgão ao longo do ano de 2026.  O cadastro é destinado a secretarias, diretorias e departamentos municipais de cultura e pode ser realizado até o dia 2 de fevereiro, por meio de formulário online disponível no link https://funesc.pb.gov.br/editais/cadastramento-de-municipios-2026 .

A ideia é descentralizar ações artísticas ao promover a circulação de grupos artísticos pela Paraíba, contribuindo com o desenvolvimento de produções locais e também com a formação de público. São atividades voltadas para o teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, produção cultural, cantoria e repente. Cada instituição pode escolher até duas atividades. Além disso, deve indicar, no ato da inscrição, as contrapartidas oferecidas para viabilizar a realização dos projetos no município.

A Funesc oferta ações de seus projetos descentralizados já consolidados, como: De Repente na Estrada, Caravana Interatos e Caravana Literária Agosto das Letras, além de ações formativas voltadas a oficinas e capacitações nas áreas artísticas e de produção e gestão culturais, sempre considerando a capacidade de atendimento das demandas, as contrapartidas apresentadas e o equilíbrio da regionalização dos recursos aplicados.

Como funciona – A seleção será feita por capacidade de atendimento, viabilidade técnica, atividade solicitada e regionalização. Municípios selecionados em 2025 não serão prioridade na seleção para 2026, permitindo assim, que outras cidades sejam contempladas.

As dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail: credenciamentofunesc@gmail.com.

Fonte: Secom PB