Jampa Gastronomia: Desacelerando no Oliva Café Boutique Altiplano
Paulo Nascimento descreve experiência de paz em meio à natureza, com croissant belga, mocha equilibrado e saguis atrevidos. Ambiente propício para jogos de tabuleiro e respirar bons ares.
22 de janeiro de 2026
A melhor parte de uma cidade agitada é você encontrar, por acaso, uma cafeteria arborizada no seu caminho e tomar a decisão de entrar para desacelerar. Se você tiver tempo, sempre escolha a decisão de entrar. Cafeterias e restaurantes que propõem a experiência de contato com a natureza em meio a uma cidade grande são revigorantes; o sossego causado por esses estabelecimentos faz bem. Assim aconteceu comigo em um dia bem movimentado e, por acaso, encontrei a Oliva Café Boutique Altiplano. Ao entrar, imediatamente senti uma leveza e respirei bem fundo naquela cafeteria.
Ouvi um adjetivo de uma cliente que mais tarde estaria na mesa ao meu lado, quando ela disse que o lugar é bem rústico, e essa é a palavra. Com muitas árvores, plantas, coelhos em um viveiro e uma grande fonte de água, você já sente a paz desse lugar. Pedi um croissant belga de R$20 e um mocha de R$16, o que casou bem, já que o mocha não é tão doce e o croissant é.
O croissant chegou à minha mesa da melhor forma possível de apresentação, bem tostado, mas não crocante e sequinho como alguns outros que experimentei. O mocha estava na medida certa, com a calda de chocolate adoçando a bebida e deixando-a bem equilibrada.
Mas peço cuidado se você for pedir torradas, pois, em um ambiente integrado com a natureza, é natural aparecerem alguns saguis e roubarem a sua torrada, o que aconteceu com uma mãe e a sua bebê ao meu lado. Ainda bem que eles são tranquilos, mas atrevidos.
Outro fator que merece atenção do estabelecimento — deste e de outros — é a ausência de cardápios que possam ser levados à mesa, quando falamos de acessibilidade. Uma senhora — a mesma que deu o adjetivo citado acima — não tinha condições de ir ao balcão. Por sorte, a sua acompanhante, que a conhecia bem, escolheu o que ela mais gostaria.
Gostei muito que a mesma senhora levou um jogo de tabuleiro, o que revela a calmaria proporcionada pelo Oliva Café. Um ambiente de sossego e bons cafés gelados. Em um dia agitado, te convido a desacelerar no Oliva Café Boutique Altiplano, respirar bons ares, sozinho ou acompanhado. É uma excelente cafeteria para relaxar


Divulgação
Sobre Paulo Nascimento
Apaixonado por histórias e sabores, Paulo é estudante de Jornalismo na Paraíba e iniciou a carreira em portais voltados à economia e lifestyle, onde aprendeu a valorizar o olhar atento sobre o cotidiano. Recebeu a Comenda Mário Tourinho de Imprensa por uma reportagem inovadora e já participou de coberturas em eventos de diferentes áreas. Hoje, integra a equipe da TV Correio e escreve sobre gastronomia, paixão despertada em workshops do Estadão e do Paladar. Agora, assume o cargo de editor e colunista da Jampa Gastronomia.
Fonte: Paulo Nascimento