logo paraiba total
logo paraiba total
negócios
Foto: Sebrae-PB

Paraíba registra mais de 65 mil novos pequenos negócios em 2025, com crescimento de 24%

Setor de serviços lidera abertura de empresas, seguido por comércio; MEIs representam 76% dos empreendimentos formalizados, segundo dados do Sebrae/PB

16 de janeiro de 2026

O desempenho protagonizado pelos pequenos negócios no território paraibano continua sendo positivo para o contexto de fortalecimento da economia. Conforme dados do Sebrae/PB, ao longo do ano de 2025 foram abertos 65.026 empreendimentos. Em percentual, o número representa o crescimento de quase 24%, considerando o surgimento de novos negócios se comparado com o mesmo período do ano anterior. Na época, 52.640 empresas foram formalizadas.
Mais do que números, a estatística traduz como o empreendedorismo pode impactar na realidade de vida das pessoas e criar oportunidades de investimentos no estado. Dentro desse contexto, o empresário Diego Chianca de Freitas está incluso como um dos investidores que decidiram por abrir o próprio negócio no último ano. Sua empresa, Chianca Marketing e Consultoria LTDA, tem sede na cidade de Sousa, na região do sertão, e atua com serviços de marketing e publicidade.
Sobre a decisão de investir no ambiente de negócios, o empreendedor revela que a ideia surgiu da própria necessidade de ampliar suas ações profissionais. “Essa motivação surgiu da oportunidade de fortalecer o mercado e profissionalizar o meu trabalho diante da disponibilidade de prestar serviços para empresas. O meu nicho de trabalho é voltado para negócios e empresas, prestação de serviço”, disse.
Das mais de 65 mil novas empresas registradas no último ano, 49.518 estão inseridas no mercado dentro da categoria de Microempreendedor Individual (MEI). Esse total representa o percentual de 76,15%, enquanto as Microempresas (11.815), Empresas de Pequeno Porte (2.197) e demais (1.496) completam os dados.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, a opção por empreender é uma alternativa viável e que abre novas possibilidades de crescimento para quem se prepara. “É preciso ter planejamento, análise e clareza sobre o mercado, pois envolve oportunidades, mas também riscos”, explica.
Nesse cenário de possibilidades, Ferdinando Félix enfatiza que a busca pelo conhecimento é fundamental para aumentar as chances de sucesso. “Buscar o auxílio de consultores, instituições de apoio e redes de empreendedores reduzem erros e aumentam as chances de sucesso para quem está ingressando no ambiente de negócios. Empreender por oportunidade significa identificar problemas reais, alinhar a ideia às próprias habilidades, além de validar o mercado antes de investir. É preciso estruturar um modelo de negócio claro e isso requer planejamento”, complementa.
Empresas por setores
Ainda de acordo com o Sebrae, a maior parte das novas empresas registradas no último ano, concentram-se no setor de Serviço (38.956). Em seguida, o levantamento destaca o Comércio (16.431), Construção (4.826), Indústria (4.544) e Agricultura (269).
Incentivo ao empreendedorismo
Sobre o apoio prestado aos pequenos negócios paraibanos, o analista técnico do Sebrae/PB, Ferdinando Félix, comenta que a instituição tem contribuído de forma decisiva para o crescimento e desenvolvimento dos novos empreendedores.
“O Sebrae atua por meio de capacitações, consultorias, orientação técnica e informações de mercado, auxiliando desde a ideia inicial até a consolidação da empresa. Além disso, promove conexões, parcerias, eventos e programas de inovação, facilitando o acesso ao conhecimento, à tecnologia e a oportunidades de crescimento. Desse modo, o Sebrae se apresenta como um facilitador do empreendedorismo, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso e de sustentabilidade dos pequenos negócios”, concluiu.
Fonte: Sebrae-PB