Da NRF 2026 para a PB: especialista traz tendências de IA, phygital e dados para varejo local
Alberto Marinho participou da maior feira de varejo do mundo em Nova York e destaca que adaptação tecnológica é urgente para negócios da Paraíba
14 de janeiro de 2026
Após participar de três dias do maior evento de varejo do mundo, a NRF Retail ‘s Big Show 2026, o estrategista em vendas, Alberto Marinho, destaca os principais insights apresentados durante a feira que aconteceu em Nova York.
A edição deste ano da NRF, que teve como tema “The Next Now” (O próximo agora), apontou principalmente que as mudanças causadas pelas novas tecnologias não são mais uma expectativa para o futuro, elas estão acontecendo agora. Entre os temas mais recorrentes da programação, estiveram o uso avançado de Inteligência Artificial, análise de dados em tempo real, automação invisível e a consolidação da experiência phygital, que integra loja física e ambiente digital de maneira estratégica.
“A tecnologia só faz sentido quando melhora a experiência do consumidor e ajuda o empresário a tomar decisões mais inteligentes. A NRF mostrou que quem não usa dados para entender comportamento, prever demandas e personalizar ofertas está ficando para trás”, destaca o especialista.
Durante o primeiro dia do evento, Alberto apontou que empresas como Google e o conglomerado de luxo LVMH, estão sincronizadas quando o assunto é experiência do cliente. “A gente percebe um grande conglomerado se preocupando em entender cada vez mais o desejo do cliente e uma grande empresa (Google) se preocupando em proporcionar uma melhor experiência de compra rápida para o cliente”.
Na segunda-feira (12), o grande destaque foi a palestra do famoso ator e empresário, Ryan Reynolds. Para Marinho, uma frase dele resume bem a fala completa: “O investimento emocional é dez vezes mais poderoso do que qualquer investimento financeiro”. Além disso, reconhecer que o consumidor sabe que está sendo impactado pelo marketing é um passo à frente.
Na conclusão do evento, um dos painéis mais aguardados foi o da Microsoft com a Ralph Lauren, conduzido pelo CEO da NRF, Matthew R. Shay. O principal apontamento das duas empresas foi que a inteligência artificial não veio apenas para trazer um novo jeito de atender o cliente, mas que as empresas precisam estar de fato próximas aos clientes ou estarão para trás, então a principal mudança, é a de mentalidade.
Além disso, Alberto chamou atenção para a grande quantidade de brasileiros participando do evento e como isso é importante para o país: “As transformações apresentadas na NRF não são exclusivas de grandes marcas internacionais. Muitas soluções podem ser adaptadas à realidade de pequenos e médios negócios, inclusive no varejo paraibano”.
A participação de Alberto Marinho na NRF 2026 reforça a presença da Paraíba no debate internacional sobre varejo, inovação e vendas. E o capacita ainda mais no segmento de vendas paraibano, instruindo seus clientes com os insights mais atuais do mundo.
Fonte: Assessoria