logo paraiba total
logo paraiba total
nova usina
Foto: Secom JP

Obra da nova Usina II entra na fase final com interdição no Retão de Manaíra a partir desta segunda (12)

Intervenção no trânsito será realizada até 2 de fevereiro para conclusão da estação de esgoto, um dos maiores investimentos em saneamento da história de João Pessoa

12 de janeiro de 2026

Considerada um dos maiores investimentos em infraestrutura de saneamento da história da capital, a obra da nova Estação Elevatória de Esgotos Usina II e de seu respectivo emissário de recalque entra em sua fase decisiva. Para viabilizar a conclusão dos trabalhos, prevista para março deste ano, a Cagepa está realizando, a partir de segunda-feira (12) até o dia 2 de fevereiro, uma intervenção na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), em João Pessoa, no trecho em frente à Top Pneus.

Para a execução dos serviços, será interditada uma faixa de rolamento em cada sentido da via. No trecho interditado, serão executadas atividades relacionadas à implantação de caixa de ventosa, estrutura essencial para o funcionamento do novo sistema.

Com a alteração no trânsito, a Cagepa orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelo local. A companhia reforça que a intervenção é parte de um conjunto de ações estruturantes voltadas para a ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário da Grande João Pessoa, beneficiando diretamente milhares de famílias e contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e resiliente.

Infraestrutura sanitária – Iniciada em março de 2024, a obra da Usina II está sendo executada pela Cagepa com um investimento de R$ 105,6 milhões, dentro do Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB).

A nova estrutura será responsável por coletar todo o esgoto dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano e bombeá-lo diretamente até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Roger. O novo trajeto deixará de passar pela Avenida Beira Rio, adotando uma rota mais eficiente e segura pelas avenidas Governador Flávio Ribeiro Coutinho e Tancredo Neves.

Compromisso com o futuro – Além de modernizar a infraestrutura urbana, a nova Estação Elevatória Usina II terá impacto direto na preservação ambiental e na melhoria da saúde pública, reduzindo riscos de vazamentos e contaminação do solo e da água. De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, a obra simboliza o compromisso do Governo do Estado e da Companhia com uma João Pessoa mais moderna, sustentável e preparada para o futuro.

“Essa é uma das maiores obras de esgotamento sanitário da história da cidade. Mais do que infraestrutura, estamos falando de saúde pública, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente”, destacou.

Fonte: Secom JP