Instituto Energisa lança edital de ocupação dos seus equipamentos culturais para 2026
O Instituto Energisa tornou público o Edital de Ocupação Instituto Energisa 2026, selecionando iniciativas culturais para compor parte da programação dos seus equipamentos culturais por meio de cessão gratuita e temporária.
8 de janeiro de 2026
O edital contemplará iniciativas culturais já patrocinadas ou produções independentes que buscam espaços para a realização de projetos nas “Usinas Culturais, Centro Cultural Humberto Mauro e Anfiteatro Ivan Muller Botelho” nas cidades de Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João pessoa (PB), espaços mantidos e geridos pelo Instituto Energisa. As iniciativas selecionadas no edital não receberão patrocínio do Instituto Energisa ou Grupo Energisa.
O edital ficará aberto durante todo o ano de 2026, e a seleção das propostas acontecerá de forma contínua com inscrições através de formulário de inscrição disponível no site: www.energisa.com.br/instituto-energisa
Além do formulário de inscrição, disponível no item 7.1 do edital, os interessados precisam estar atentos aos anexos do edital, onde constam informações sobre os equipamentos culturais e modelo de proposta a ser enviada para análise da Comissão de Avaliação.
A análise e convocatória das iniciativas selecionadas acontecerão de forma contínua ao recebimento das propostas, com envio de e-mail resposta para os selecionados e não selecionados informando os motivos.
Em 2025, o edital selecionou 140 iniciativas culturais nas mais diversas linguagens, beneficiando mais de 34 mil pessoas através de produções independentes e apoiando projetos aprovados em editais públicos como a Lei Paulo Gustavo (LPG), ICMS Cultural, entre outros.
O edital de ocupação trouxe projetos importantes para cena local como o Rock na Usina, em João Pessoa: “O Edital de Ocupação do Instituto Energisa foi um marco de extrema importância para o rock underground da cidade. Através do edital, criamos o Rock na Usina. Essa parceria só agora em 2025, nos proporcionou a realização de seis edições do Rock na Usina com produções 100% Parahybanas” (Gustavo Pinheiro – Produtor da Kaos Produções).
Em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, o edital contemplou projetos de formação musical como o Interação Musical: “O Edital Fábrica da Cultura, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, viabilizou a realização do meu projeto Interação Musical, cujo objetivo principal é promover a formação musical, a integração social e a difusão da música. Por meio deste apoio, tornou-se possível oferecer oficinas em um espaço adequado e com infraestrutura apropriada” (Flávia Diniz – Produtora Cultural).
Em Cataguases, Minas Gerais, a cantora e compositora Dani Elle fala da importância de políticas culturais como o Edital Fábricas da Cultura: “O Edital de Ocupação Fábricas da Cultura abriu vários portais para nós artistas. É a segunda vez que ele abre portas para mim. Recomendo esta oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho em espaços dignos de grandes espetáculos” (Dani Elle – Cantora e Compositora).
Em 2026, o edital segue comprimindo seu papel cultural no fomento e difusão das artes e movimentando a economia criativa regional. É o Instituto Energisa reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional e valorizando a produção artística nos territórios de atuação.
Para ficar por dentro de tudo que acontece nos equipamentos geridos pelo Instituto Energisa ou tirar dúvidas sobre o edital é só seguir o @institutoenergisa ou enviar e-mail para: institutoenergisa@institutoenergisa.org.br
Fonte: Assessoria