Wanderlust Aí Vamos Nós e os aromas inesquecíveis de uma viagem!
Vanessa de Melo reflete sobre como aromas transportam viajantes no tempo e revivem experiências
7 de janeiro de 2026
Olá Viajante! Como vai o planejamento para a próxima viagem?
Por aqui, já pensando para onde vou no meu aniversário no próximo mês que por acaso, vai cair na semana do carnaval. Algo que atrapalha bastante as escolhas de destinos. No entanto, se estivesse no Brasil seria mais difícil fugir do caos. Oremos!
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje traz uma reflexão de nossa memória olfativa e as viagens que fizemos ao longo da vida. Acredito ser um assunto muito gostoso de reviver porque viajamos na lembrança e isso nos faz reviver duas vezes a mesma viagem. E nós Viajantes amamos viajar mesmo que seja através de recordações.
Estava pensando em como aromas em geral ficam guardados na nossa mente e nos faz ir longe no tempo e espaço sem sair do lugar. Lembro de quando ia a praia quando era muito pequena, ao som de Chiclete com Banana e Alceu Valença, o cheiro do mar, o forte aroma de sal que entrava pelo nariz quando chegava mais perto. O sargaço, que prendia nos pés e aquele perfume característico dependendo da maré (mais forte ou mais fraco). As conchas presas na areia molhada e que levava para casa para ficar relembrando aquele dia divertido. Atualmente umas das coisas que mais sinto saudades é da praia e da sensação maravilhosa que ela me proporciona.
Lembro também da floresta do parque, cheiro de terra molhada, folhas variadas, madeira, grama cortada. Sempre que viajo vou visitar um, principalmente se estiver com nossa cadela a Ágata. Ela adora farejar tudo e eu vou junto tentando sentir o máximo que consigo. Meu nariz não é o farejador perfeito, mas se for algo forte ele sente e guarda bem, como comidas saborosas que nos conquista pelo aroma e sabor. Uma delícia recordar o aroma da primeira vez que tomei um café de grão arábico do nosso Brasil, na Espanha. Fiquei com orgulho e adorei o sabor, ao chegar de viagem fui logo ao mercado comprar um pacote e depois nada de outra experiência, café só café!
E os perfumes de perfumaria também marcam. Consigo lembrar da mescla de cheiros de uma daquelas lojas de perfumes de aeroportos. Uma confusão gostosa e que deixa a gente mais confuso do que desejoso de comprar. Aquele aroma que representa aquela viagem, aquelas experiências, guardo meu Chanel n5 com carinho para as melhores ocasiões de comprei meu primeiro numa viagem a Argentina em 2007, a primeira internacional. Pense num carinho enorme. Relembrar a aventura com aquele cheiro de jasmim, simplesmente perfeito.
E você Viajante quais aromas te lembram as melhores viagens da sua vida? Por aqui deixo a reflexão porque o que os aromas nos lembram ia durar linhas do que pessoas na fila de imigração no final de ano em Portugal em 2025. Foram 8 horas de filas, um absurdo, mas esse assunto fica para outra coluna.
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Até a próxima!

arquivo pessoal
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.
Fonte: Vanessa de Melo