Rota Cantos e Contos da Serra do Teixeira inclui ateliês, apiário, pousadas e visita ao Pico do Jabre
Roteiro turístico abrange Maturéia e Teixeira e inclui ateliês, apiário, pousadas e visita ao Pico do Jabre; ação visa fortalecer pequenos negócios no interior da PB
7 de janeiro de 2026
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do turismo e destacar as experiências do território no interior paraibano, o Sebrae/PB iniciou, nesta terça-feira (6), a divulgação da Rota Cantos e Contos da Serra do Teixeira. O trabalho consiste na promoção de famtour e presstour, que são ações de marketing com a participação de profissionais da imprensa e agentes de viagens.
Além de proporcionar uma experiência de conhecimento sobre o mais novo roteiro turístico da região, a iniciativa busca fortalecer a atuação dos pequenos negócios. Estão inclusos nesta primeira divulgação da rota, os municípios de Maturéia e Teixeira, todos localizados na área do Parque Nacional da Serra do Teixeira, no sertão da Paraíba.
Nesta terça-feira, a programação iniciou na cidade de Maturéia com uma visita do grupo ao Ateliê Pedra do Jabre, com destaque para exposição de obras de artes, esculturas e pinturas. Uma oficina de aquarela na Caatinga também foi ofertada aos participantes.
Em seguida, o roteiro teve passagem pelo apiário e meliponário Ariano Dantas. No local, foi possível conhecer como é realizado o manejo de abelhas (com e sem ferrão) e todo o processo da produção de mel e sua importância para o contexto da sustentabilidade do ecossistema da Serra do Teixeira. O momento do almoço aconteceu no Restaurante “O Caboclo”, sendo disponibilizado pratos tradicionais da culinária sertaneja.
Conforme a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o roteiro visitado pelo grupo possui atrativos criativos e que mantém, de forma preservada, as características de autenticidade e criatividade do próprio território. “Esse é mais um roteiro turístico que irá compor o catálogo de experiências turísticas na Paraíba neste ano de 2026. É importante enfatizar que esse trabalho é fruto da parceria entre Sebrae, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, e outros parceiros, a exemplo das Prefeituras”, comentou.
Regina Amorim explica ainda que, ao atuar no turismo criativo e colaborativo, é preciso ver o invisível e valorizar a diversidade de experiências culturais, sociais e comunitárias, existentes no território. Segundo ela, a criatividade, o empreendedorismo e a cultura são a base do empoderamento das comunidades.
No turno da tarde, o roteiro seguiu com uma visita ao Ateliê Arte em Barro, proporcionando uma vivência de criação com artesanato cerâmico, e na sequência, foram realizadas visitas técnicas em diferentes pousadas (Jardins dos Girassóis, Casarão do Jabre, Recanto do Jabre, ecopousada Pico do Jabre, ecopousada Maturi, Ranchinho do Jabre) na região.
A programação incluiu também, uma visita ao Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba, para contemplar o pôr do sol, e no início da noite, uma oficina de astrofotografia foi desenvolvida na Pedra do Caboclo. O encerramento ficou marcado pela realização de apresentações culturais em Praça Pública, na cidade de Maturéia, e por fim, um jantar no restaurante Bistrô 1994.
“É uma oportunidade de divulgar as experiências turísticas da região e valorizar os pequenos negócios, mostrando aos visitantes cada serviço e como nossa cultura tem uma representatividade forte na construção de todo o território sertanejo”, disse Anna Stefania Rodrigues, gerente da agência regional do Sebrae/PB, na cidade de Patos.
Para o turismólogo e agente de roteiros turísticos do Sebrae/PB, Silvoneto Oliveira, o roteiro é mais um atrativo estratégico construído para valorizar o que existe de melhor no interior paraibano.
Nesta quarta-feira (7), as famtour e presstour têm continuidade com viagem até a cidade de Teixeira. A Rota Cantos e Contos da Serra do Teixeira é resultado do trabalho do Sebrae por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil e valorizar as atividades econômicas, a partir de ações estratégicas com foco na geração do emprego e da renda. A segunda parte de divulgação da rota vai incluir as cidades de São José do Bonfim e Mãe d’Água.
Fonte: Sebrae-PB