Hotel Globo ganha painel com homenagem a Elba Ramalho, Lucy Alves e Mayana Neiva
Iniciativa da Funjope homenageia o forró com representações femininas; mural é assinado pelos artistas Wilis, Leila Cavalcante e Dido Rodrigues
7 de janeiro de 2026
As imagens das artistas paraibanas Elba Ramalho, Lucy Alves e Mayana Neiva estão sendo retratadas em um painel gigante no Hotel Globo, Centro Histórico de João Pessoa, sob a responsabilidade dos artistas plásticos e muralistas Wilis Cavalcante, Leila Cavalcante e Dido Rodrigues. A iniciativa, que tem o objetivo de homenagear o forró paraibano com representações femininas, é promovida pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e está em fase de conclusão.
“Eu tenho dito sempre que a cidade de João Pessoa vive hoje um momento muito especial na sua cultura, mas também na sua infraestrutura, no desenvolvimento do turismo, na habitação, na educação. Então, nós temos muito o que celebrar. E dentro desse espírito de celebração, nós estamos construindo uma linha de trabalho de valorização dos nossos artistas locais”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Por isso, conforme o diretor, a decisão de prestar uma justa homenagem a três grandes artistas da Paraíba, todas mulheres que têm uma característica em comum: são cantoras, atrizes e estão em plena produção, como Lucy Alves, Mayana Neiva e Elba Ramalho. “Convidamos Wilis e sua equipe para montar este painel que está ficando belíssimo. É uma homenagem da Prefeitura de João Pessoa a essa geração de cantoras que representam o melhor do forró paraibano e brasileiro”, acrescenta Marcus Alves.
A artista plástica e muralista Leila Cavalcante conta que a ideia foi do diretor Marcus Alves. “É uma proposta que o nosso secretário Marcus Alves pediu. Na verdade, essas mulheres são representantes da Paraíba e o nosso projeto é justamente esse, homenagear artistas locais. O mais significativo é essa homenagem enquanto elas estão vivas. Para nós, valorizar a pessoa enquanto está viva é um diferencial”, ressalta.
Muralismo – Para dar vida ao painel, os artistas plásticos utilizam várias técnicas no muralismo: spray, pistola, tinta spray e tinta à base d’água. “É uma sensação de pertencimento, porque estas mulheres são paraibanas. É um sentimento de proximidade. A gente traz elas para perto da gente”, acrescenta a artista.
Wilis Cavalcante, também artista plástico e muralista, afirma que se sente realizado. “Estou super feliz de estar fazendo um projeto como esse. É um dos sonhos que consegui realizar, voltar à Paraíba após 40 anos morando em São Paulo. Sempre tive vontade de representar os artistas da minha terra nos murais como eu fazia lá. Agora estou fazendo em João Pessoa, pintando na terra onde eu nasci. Está sendo muito especial fazer esse trabalho e é muito gratificante ver as pessoas contemplando a nossa arte. A gente sente um orgulho muito grande. Estamos radiantes”, completa.
Serviço – O Hotel Globo fica localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Centro Histórico de João Pessoa, e funciona todos os dias, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Fonte: Secom JP