Quer morar fora em 2026? Veja as 5 profissões em alta para mudar para a Espanha
Com 40% dos novos empregos ocupados por estrangeiros, país enfrenta déficit estrutural de mão de obra; especialista destaca necessidade de assessoria legal
5 de janeiro de 2026
Mudar de país requer planejamento financeiro e emocional. Se essa é uma das suas metas para o próximo ano, saiba que a Espanha pode ser uma boa escolha. A rede de televisão Euronews revelou que 40% dos novos empregos criados em 2024 foram ocupados por estrangeiros. Esse avanço reflete uma dependência crescente da imigração para manter a atividade econômica principalmente em mãos de obra no setor financeiro, exergético e tecnológico.
“O déficit de mão de obra na Espanha não é pontual, é estrutural. As empresas precisam de profissionais, e os brasileiros têm se destacado pela qualificação, adaptabilidade e familiaridade cultural. Nosso papel é garantir que essa oportunidade aconteça de forma legal e segura, respeitando todos os trâmites migratórios”, afirma Camila Bruckschen, Diretora Geral da CB Asesoría. Ela destaca que, sem assessoria adequada, muitos candidatos deixam de aproveitar vagas reais por falhas documentais ou desconhecimento dos processos.
Além da falta de mão de obra qualificada, há outro fator que contribuiu para o aumento da contratação de estrangeiros: o envelhecimento da população. Segundo o relatório CEDEFOP Skills Forecast 2025, divulgado pela União Européia, e que traz as tendências de trabalho no continente, a população em idade ativa continuará diminuindo nos próximos anos na Europa. Isso cria um descompasso crescente entre oferta e demanda de trabalhadores. O documento indica risco de escassez generalizada até 2035, especialmente em áreas técnicas, industriais e de serviços, incluindo manutenção industrial, soldagem, logística, saúde, hotelaria e tecnologia.
Camila Bruckschen, Diretora Geral da CB Asesoría, lista as 5 principais profissões em alta para 2026 para quem quer imigrar para a Espanha:
Profissionais de Tecnologia (TI)
A Fundação Telefónica e mapeamentos regionais publicados em 2025 mostram que cidades como Málaga, Madrid e Barcelona concentram forte crescimento de postos digitais, incluindo vagas em cloud, desenvolvimento web, análise de dados e cibersegurança.
Trabalhadores de cadeia logística
Desde a pandemia, o setor de logística deu o boom e com isso, as demandas só crescem na profissão. Segundo o relatório EURES,publicado pela União Européia, essa é uma das carreiras que mais empregam pessoas.
Hotelaria
Barcelona foi a cidade mais visitada do mundo em 2025, de acordo com a pesquisa promovida pela plataforma de viagens eDreams Odiego. Logo, o país como um todo necessita de empregados com qualificações técnicas e comportamentais para trabalhar nas redes hoteleiras e restaurantes.
Saúde
De acordo com o relatório CEDEFOP Skills Forecast 2025, também divulgado pela União Européia, o setor da saúde é um dos promissores para quem deseja imigrar. Saúde engloba desde hospitais a farmácias, e centro de cuidado de pessoas 60+.
Motoristas de caminhão
Ainda na linha da logística, as entregas por caminhões são muito comuns em toda a Europa e faltam profissionais do ramo com habilitação em dia e permissão para conduzir esses meios de transporte maiores.
O processo para iniciar a imigração geralmente começa com uma oferta formal de emprego de uma empresa espanhola. Na maioria dos casos, é o empregador quem solicita a autorização de trabalho ao Ministério do Trabalho. Uma vez aprovada, o candidato pede o visto de residência e trabalho no consulado da Espanha no Brasil e, ao chegar ao país, realiza a emissão do NIE e o registro de residência. Profissões regulamentadas, como enfermagem, engenharia e saúde, podem exigir homologação ou validação de diplomas.
A CB Asesoría atua justamente nesse ponto crítico, oferecendo suporte integral para brasileiros que querem aproveitar esse cenário favorável. A empresa acompanha desde a análise de elegibilidade e preparação documental até as traduções, apostilamentos, orientação ao empregador e abertura de processos consulares. “Com a escassez crescente, as oportunidades são reais, mas só se concretizam para quem segue as regras migratórias corretamente. Nossa missão é garantir que o candidato chegue à Espanha já com tudo regularizado”, finaliza Camila Bruckschen.
Fonte: Assessoria