Economia Criativa: como transformar sonhos em resultados reais nos negócios com propósito
Regina Amorim cita estratégias para impulsionar a inovação, a governança ética e a persistência como alicerces para alcançar posições estratégicas no mercado
22 de dezembro de 2025
A criatividade é fundamental para realizações importantes e o bom desempenho. Entretanto é preciso que as pessoas percebam que são elas quem determina o resultado de suas vidas, quando querem que a vida apresente um novo desafio ou exija uma nova mudança.
Todos nós temos sonhos e somos capazes de fazer a diferença. Tornar esse sonho real é libertar o poder ilimitado que há dentro de nós. Em toda a minha vida tenho sido impulsionada por um foco único, de fazer a diferença na vida das pessoas. E nessa jornada posso aprender, crescer e compartilhar conhecimento, de maneira significativa e apaixonada pelo que faço. Tenho o incrível privilégio de repassar meu conhecimento em palestras, entrevistas e artigos que escrevo semanalmente para jornais e sites.
Seja qual for a indiferença ou a incompreensão do que efetivamente dá sentido à vida, há sempre um despertar para estar cada vez mais comprometida com os melhores resultados, ao ouvir a voz de Deus, na certeza das melhores escolhas. Uma das estratégias para obter sucesso é encontrar alguém que já alcançou os resultados que você deseja, aprender com suas convicções e o seu modo de pensar.
Muitas pessoas sabem o que fazer, mas na verdade não fazem com inteligência, paixão e dedicação e perdem a oportunidade de alcançar níveis mais altos, que impulsiona a sua vida. Se queremos descobrir possibilidades ilimitadas dentro de nós, devemos ir além, dos nossos limites e acreditar no nosso potencial.
A criatividade é uma habilidade invisível. É sempre um processo que exige interação, atenção e imaginação. O primeiro passo para transformar o invisível em visível, o impossível em possível, é fixar objetivos e desenvolver um plano de ação para a sua realização. Podemos fazer escolhas baseadas em uma variedade de planos de ação. A inspiração é uma fonte de motivação para impulsionar as pessoas a realizarem cada vez mais. A persistência é um recurso valioso e eficaz para alcançar objetivos. As maiores recompensas da vida estão reservadas para aqueles que não desistem facilmente, até sentir-se bem-sucedido.
Os criativos revelam tendências de pensamentos e atitudes que, para a maioria das pessoas são desiguais ou injustas, quando na realidade são estratégias para aumentar a sua habilidade de gerar ideias originais e úteis. A atenção plena e o sono são essenciais para o desempenho máximo e conseguir a criatividade necessária para alcançar resultados.
A criatividade nos negócios é sempre colaborativa. Ela dá um salto qualitativo quando absorvemos mais informações, prestamos mais atenção às informações e descobrimos conexões mais rápidas entre essas informações. Os objetivos claros nos direcionam, em que e quando, colocar nossa atenção. Os melhores objetivos claros são aqueles que se alinham com o propósito transformador.
A capacidade de trazer ideias novas para o mundo é um dos gatilhos criativos. É aprender a pensar diferente. É fazer um novo trajeto para expandir a imaginação. Acreditar na capacidade de descobrir e executar a solução perfeita. As oportunidades dependem exclusivamente de seu esforço e de sua determinação.
Viabilizar modelos de negócios bem-sucedidos implica na capacidade de gestão de parcerias, uma governança com nível de relacionamentos respeitosos e éticos. A falta de cuidado dessa integração é um dos principais motivos de iniciativas fracassadas. Quando bem estruturada e comunicada, a governança contribui para o engajamento dos parceiros, pois proporciona clareza e transparência sobre a evolução dos objetivos a serem alcançados e o papel de cada um nessa jornada.
A comunicação ocupa lugar prioritário no processo de parcerias. A ausência dessa estratégia compromete a compreensão mútua e resulta na incapacidade de diálogos construtivos e verdadeiros. Esse aprendizado demonstra que é necessário desenvolver condições para que o processo evolua positivamente, e que a execução de um projeto inovador seja implacável e com alto potencial. A inovação é uma forma de ser único. Criatividade e inovação é a regra para os negócios que desejam alcançar posições estratégicas no mercado e o aprimoramento contínuo é a maneira eficaz de manter-se competitivo.

Foto: Linkedin
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.
Fonte: Regina Amorim