Cendac capacita mais de mil pessoas na PB e anuncia 2º Seminário de Empreendedorismo para 2026
Instituição realizou mais de 30 cursos profissionalizantes em 15 municípios e promoveu campanha de combate à violência contra as mulheres, mobilizando mais de 2 mil pessoas
19 de dezembro de 2025
O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou mais de 30 cursos profissionalizantes em 2025, capacitando cerca de mil pessoas em 15 municípios da Paraíba. Esse ano, o Cendac também promoveu a Campanha Por Todas Elas e Por Nós Também – Pela Vida das Mulheres, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à violência contra as mulheres.
Além dos cursos, o Cendac também realizou oficinas profissionalizantes, em diversos bairros de João Pessoa e um Seminário sobre empreendedorismo, levando informações aos alunos dos cursos e das oficinas sobre como montar seu próprio negócio de maneira rentável.
Para realização de todas estas atividades, o Cendac firmou parcerias com as Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e pelo estado, com a Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh). O Cendac ainda realizou as oficinas profissionalizantes Técnicas Secretariais e Rotinas Administrativas para adolescentes, em parceria com o com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“Todos os nossos cursos e oficinas profissionalizantes são gratuitos e com direito ao certificado e os nossos professores e professoras são pessoas qualificadas e com larga experiência nas áreas que atuam. Atendendo aos pedidos dos alunos, o Cendac realizou em outubro o seu primeiro seminário sobre empreendedorismo, reunindo especialistas em marketing e mercado, onde foram repassadas informações importantes para as pessoas que fizeram cursos no Cendac consigam montar com êxito o seu próprio negócio”, explicou a presidenta do Cendac, Valquíria Alencar.
Entre os cursos e oficinas realizados pelo Cendac esse ano, estão o de Design de Sobrancelhas, Manutenção e Conserto de Ar-Condicionado, Caixa Decorativa, Auxiliar Administrativo, Atendente de Farmácia, Manicure e Pedicure, Bijuterias, Bolos, Doces e Salgados, Pintura em Tecidos, Boneca em Tecido e Operador de Caixa.
Pela Vida das Mulheres – Em abril, o Cendac abraçou a luta em defesa da vida das mulheres, realizando a campanha Por Todas Elas e Por Nós Também – Pela Vida das Mulheres. O lançamento da campanha contou com a participação da secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, da coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, Sirleide Azevedo, a professora da UFPB e especialista nos estudos e pesquisas em gênero Glória Rabay, a vice presidenta da Associação Paraibana de Imprensa, Karla Alencar, e as ouvidoras da Assembleia Legislativa da Paraíba Nilda Aguiar e Miranda Cândido, entre outras autoridades.
“A campanha Por todas elas e Por nós também teve como objetivo sensibilizar, conscientizar e informar a sociedade sobre este fenômeno da violência que tem tirado a vida das mulheres de maneira sistemática. Além disso, promover reflexões de como podemos enfrentar este problema, e por isso, estivemos em diversos espaços, como salões de beleza, farmácias, organizações não governamentais, unidades de saúde, escolas, realizamos rodas de conversas para falar sobre a campanha com nossos alunos e alunas nos cursos e oficinas que realizamos, promovendo um diálogo direto com as pessoas, mulheres e homens, jovens e adultos, para chamar todos a participar desta luta em prol da vida das mulheres e das meninas paraibanas”, afirmou a coordenadora da campanha, Fátima Carneiro. Segundo ela, mais de 2 mil pessoas foram mobilizadas pela campanha.
Em agosto, o Cendac instalou no hall de entrada do prédio o Banco Vermelho, símbolo de denúncia da violência contra as mulheres no Brasil. “A instalação do banco vermelho na instituição marca uma nova etapa da nossa campanha. A proposta é fazer com que as pessoas que nele sentem reflitam e pensem como podem agir para enfrentar este problema, que mata uma mulher a cada seis horas no Brasil. É preciso dar um basta nisso”, afirmou Valquíria Alencar.
Perspectivas para 2026 – Para o próximo ano, o Cendac vai intensificar as atividades da campanha de combate à violência contra as mulheres, estabelecer parcerias com órgãos de encaminhamento para o mercado de trabalho, e no mês de março, realizar a Feira das Mulheres Artesãs, que em 2026 chega a sua décima edição. “Além dessas ações, vamos também promover o nosso segundo seminário e oficinas sobre empreendedorismo, em parceria com o Sebrae e o empreender Paraíba”, informou Valquíria Alencar.
Fonte: Assessoria