O Boticário eleva aposta no Natal e fortalece posição no mercado de presentear
Com mais de 40 ações nacionais e investimentos ampliados, marca reforça presença competitiva na principal data do varejo
17 de dezembro de 2025
O Natal, uma das datas mais estratégicas para o varejo, deve movimentar R$84,9 bilhões neste ano, segundo projeção da CNDL e SPC Brasil. Diante desse cenário, o Boticário, eleita a marca preferida para presentear*, visa estabelecer um novo marco em 2025, reforçando sua ambição de crescimento e consolidando sua posição de protagonismo no período mais relevante do calendário comercial.
A estratégia reflete o protagonismo da marca na categoria de presenteáveis e a busca por um novo patamar competitivo. O plano inclui mais de 40 ativações regionais, crescimento de 25% em relação ao ano anterior, distribuídas por todas as regiões do país, com o objetivo de amplificar a presença física, fortalecer o vínculo emocional com os consumidores e impulsionar os resultados de fim de ano.
“O Boticário é uma marca que reforça a importância das relações e que fala de amor e o Natal é uma época muito importante para nós. É por isso que, além de uma experiência memorável em loja, com nossos kits especiais para a data e personalização de presentes e de um plano robusto de comunicação, também nos preparamos para emocionar o público em cada uma dessas ativações. Estamos em todas as regiões e nos conectando com a verdade com cada uma delas. Cada ponto de contato e visitação às nossas ativações foram pensados para que os visitantes possam se emocionar e viver este período do ano com quem amam”, detalha Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Grupo Boticário.
Presença regional
A marca projeta gerar 1,7 bilhão de impactos em mídia e cerca de 10 milhões de interações presenciais em suas ativações, que se espalham por mais de 40 cidades do país, reforçando a conexão com o território e com a cultura local. A aposta está em iniciativas que combinam encantamento, experimentação de produtos e alta visibilidade.
Neste ano, a Avenida Paulista, em São Paulo, ganhou protagonismo especial com intervenções natalinas e OOH proprietários, além da inauguração da primeira pop-up store do Boticário em um imóvel histórico: a Casa Sadocco. O espaço abriga a Casa do Natal O Boticário, com ambientes imersivos, cabines de fotos, áreas de personalização de presentes, experimentação de produtos e distribuição de brindes mediante cadastro no Beauty Box. A casa funcionará gratuitamente entre 30 de novembro e 21 de dezembro, com apresentações de corais e atrações aos domingos.
No Rio de Janeiro, a tradicional árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas volta a receber apoio da marca, que amplia sua presença com uma instalação em formato de caixa de presente. Já em Belém, a Estação das Docas recebe uma das ativações temáticas gigantes, com ambientação instagramável e áreas dedicadas à experimentação.
Em Curitiba, onde a marca nasceu, O Boticário patrocina o Natal da cidade, pelo quinto ano consecutivo, que ganha uma Roda-Gigante de 22 metros e uma árvore de quase 20 metros no calçadão da Rua XV de Novembro. No Sul, a marca também marca presença no Natal de Joinville, em Santa Catarina, e em Gramado, no Rio Grande do Sul, ocupando a Rua Torta e a Rua Coberta com uma cabine de fotos, caixas interativas e cortejos natalinos com personagens encantados.
Em Ilhéus, uma caixa de presente de grande porte compõe o circuito de ações que se estende pelo Nordeste. Na região, túneis de luz, árvores natalinas e instalações cenográficas ocupam praças centrais de cidades como Penedo, Guaramiranga, Imperatriz, Parnaíba, Guarabira, Itabaiana, entre outras.
Inovação no portfólio
A estratégia contempla ainda um portfólio especial de presentes, com kits exclusivos e edições limitadas, incluindo duas versões do tradicional calendário do advento (com 12 ou 24 presentes), reforçando a vocação do Boticário de oferecer opções para todos os perfis e faixas de preço, desde as lembrancinhas e presentes clássicos, até às novidades que despertam desejo.Presente em mais de 4 mil lojas físicas, além do e-commerce e dos canais de venda direta, o Boticário consolida sua liderança na categoria de presenteáveis e sua posição como a marca preferida para presentear.
*Entre marcas de fragrância, beleza e cosméticos. Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 400 entrevistas por onda – Homens e Mulheres/ 18-60a/ Compradores de presentes do segmento de fragrâncias, beleza e cosméticos em 2024.
Fonte: Assessoria