logo paraiba total
logo paraiba total
inseminação
Foto: Sebrae-PB

Evento discute inseminação artificial e tecnologia para fortalecer produção de leite no sertão da PB

9º Encontro Sertanejo do Leite reuniu produtores e especialistas e inaugurou Centro de Formação de Inseminadores na Fazenda Belo Vale I

16 de dezembro de 2025

Com o propósito de discutir o uso da tecnologia no campo e estudar o desenvolvimento de soluções inovadoras, o 9º Encontro Sertanejo do Leite (ENSERLEITE), realizado na Fazenda Belo Vale I, em Sousa, no sertão paraibano, proporcionou momentos de debate e capacitação com foco em ações para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

O encontro aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro. Estiveram presentes especialistas e profissionais técnicos com atuação no setor agropecuário, além de empresários e produtores de leite da região. Um dos destaques da programação foi desenvolvimento de um curso sobre “Inseminação artificial em bovinos”, ministrado pelo médico veterinário, Anderson Lourenço.

Os participantes tiveram a oportunidade também de acompanhar as palestras sobre a “Construção e manejo de bezerreiro argentino, ministrada pelo agrônomo Alexsandro Oliveira, e “Produção e conservação de silagem”, com a participação do zootecnista, Jaime Miguel.
Joana Gadelha, agropecuarista e proprietária da Fazenda Forno Velho, no município de Sousa, destaca que o encontro gerou uma experiência de conhecimento para ampliar a busca por novas soluções em sua atividade no campo. “É um momento de valorização do produtor, e isso faz com que a gente busque melhorar cada vez mais o processo de produção do leite. Foi uma oportunidade que fez a diferença para analisar o meu contexto e estudar novas ações”, comentou.

De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, Fabrício Vitorino, o propósito do evento é contemplar os produtores do interior e fomentar o conhecimento, considerando o incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. “O principal objetivo desse encontro é oportunizar os produtores para tratar temas estratégicos que se relacionam com sua atividade. São informações técnicas acerca da atividade da bovinocultura leiteira, mas que impactam diretamente no contexto da economia do território”, disse.

O encontro reservou ainda, um momento solene de inauguração da Fazenda Escola Ouro Branco e do Centro de Formação de Inseminadores, localizado na sede da Fazenda Belo Vale I. O novo espaço é considerado um instrumento de tecnologia essencial para execução de experiências sobre a inseminação artificial na região e será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas e ações de melhoramento genético do rebanho animal.

Para Kesia Ribeiro, colaboradora do laticínio Isis e integrante da Associação de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Agropecuária (AADAA), a inauguração da Fazenda Escola Ouro Branco e do Centro de Formação de Inseminadores marca um novo capítulo na história da bovinocultura no interior paraibano. “É uma estrutura que visa favorecer o desenvolvimento da bovinocultura, a partir de estudos e técnicas para difusão do conhecimento, buscando também favorecer o protagonismo feminino, a sucessão familiar e o desenvolvimento da economia rural”, pontuou.

O 9º Encontro Sertanejo do Leite (ENSERLEITE) é uma realização da Associação de Apoio ao Desenvolvimento da Atividade Agropecuária, Instituto Marcos Guedes, Laticínio Isis e Sebrae/PB.

Fonte: Sebrae-PB