logo paraiba total
logo paraiba total
micarande
Foto: Codecom PMCG

Exposição “Micarande das Antigas” resgata 35 anos do maior Carnaval fora de época do Brasil

Mostra audiovisual celebra os 40 anos do Axé Music e a memória cultural da Micarande em Campina Grande. Ação integra calendário de contrapartidas municipais contempladas pelo Edital Biliu de Campina.

9 de dezembro de 2025

Campina Grande revisita um dos capítulos mais marcantes de sua história cultural com a exposição “Micarande das Antigas”, que será aberta ao público a partir desta quarta-feira, 10, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e é executada com recursos do Edital Biliu de Campina, através da Política Nacional Aldir Blanc (Lei 14.399/2022).

A exposição é uma mostra audiovisual que revisita os 40 anos do Axé Music e os 35 anos da Micarande, evento que projetou Campina Grande nacionalmente como sede do maior Carnaval fora de época do Brasil, movimentando a economia local e marcando gerações entre os anos de 1990 e 2008.

Com imagens históricas, vídeos, depoimentos de artistas e personalidades, além de peças icônicas como abadás, mortalhas, discos, figurinos e instrumentos musicais, a mostra oferece uma imersão sensorial e interativa, conectando passado e presente de forma inédita. O público poderá vivenciar experiências digitais e conhecer relatos que ajudam a compreender a relevância cultural, social e econômica da Micarande para a cidade.

Idealizada pelo jornalista e produtor cultural Astrogildo Pereira, a proposta nasce do desejo de preservar e valorizar a memória de um evento que se consolidou como patrimônio afetivo e cultural de Campina Grande. “O projeto preserva a história de um dos maiores eventos carnavalescos fora de época do país, homenageia o movimento da música baiana e destaca o impacto social e econômico da Micarande”, afirma Astrogildo Pereira.

A exposição também destaca artistas que marcaram época, como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Netinho, Ricardo Chaves e Luiz Caldas, além de nomes fundamentais da cena local, como Capilé, Banda Palov, Banda Artmanha e os carnavalescos que ajudaram a construir a identidade do evento, entre eles Raniere Barbosa, Hamilton Fechine, Biliu de Campina e Eneida Agra.

Com curadoria assinada pela artista visual e produtora cultural Rebeca Souza, o espaço propõe um resgate histórico que evidencia o papel da cultura festiva no fortalecimento da identidade regional e no desenvolvimento econômico, ressaltando a geração de empregos e o fomento ao comércio local promovidos pela Micarande ao longo dos anos.

A programação também inclui homenagens a personalidades que contribuíram diretamente para o sucesso do evento, como o cantor Capilé (do bloco Balanço do Amor) e o produtor Raniere Barbosa, responsável por blocos tradicionais como Coyote Maluco e Uau!.

A exposição “Micarande das Antigas” reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação da memória cultural e com a valorização das manifestações populares que fazem parte da história de Campina Grande.

Fonte: Codecom PMCG