logo paraiba total
logo paraiba total
agricultura familiar
Foto: Secom PB

Governo da PB assina acordo para criar Centro de Comercialização da Agricultura Familiar na Grande JP

Espaço beneficiará 10 mil agricultores de 80 municípios e promete transformar logística e escoamento da produção familiar, eliminando atravessadores

5 de dezembro de 2025

A região metropolitana de João Pessoa contará em breve com o Centro de Comercialização e Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar. Para isso, nesta quinta-feira (4), na sede da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), o secretário Frei Anastácio assinou um acordo de cooperação entre o Governo da Paraíba, por meio da Seafds, e a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais na Agricultura Familiar do Estado da Paraíba (Cooprafe), visando a implantação do Centro.

A iniciativa marca um avanço histórico para o setor e promete transformar a dinâmica de produção, distribuição e acesso aos alimentos cultivados por famílias agricultoras paraibanas. O secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, ressaltou que o Centro inaugura uma nova etapa para o setor na Paraíba. “Esse é apenas o primeiro passo. Hoje, a agricultura familiar enfrenta o grande desafio de escoar a produção, e esse Centro nasce justamente para abrir caminhos, dando estrutura, segurança e novas possibilidades para que nossos agricultores levem seu trabalho ainda mais longe.”

“Essa iniciativa vai entrar para a história da agricultura familiar da Paraíba. Com ela, vamos tirar os trabalhadores e trabalhadoras das mãos dos atravessadores. Nós só precisávamos que os governantes acreditassem na capacidade de produção da agricultura familiar do Estado e essa iniciativa é resultado desse reconhecimento”, disse Janete Leite, presidenta da Cooprafe.

O novo Centro beneficiará cerca de 10 mil agricultores familiares, organizados em 43 cooperativas, abrangendo 80 municípios do estado. O espaço permitirá centralizar a logística e ampliar o alcance dos produtos, garantindo melhores condições de venda e mais oportunidades de renda.

O coordenador do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (Planes), Adelaido Pereira, destacou a importância do espaço para aproximar o consumidor da produção local. “Hoje, estamos gratos por receber um espaço onde toda a produção da agricultura familiar vai estar na área metropolitana de João Pessoa, com fácil acesso pelo cidadão, seja para comprar no varejo ou no atacado. Estamos garantindo valor nutricional e acessível para o consumidor, já que toda produção será adquirida diretamente de quem produz.”

A implantação do Centro de Comercialização consolida uma política pública estratégica, voltada à valorização do produtor rural, ao fortalecimento das cooperativas e à ampliação do acesso da população a alimentos saudáveis, frescos e de origem local.

Estiveram presentes ainda no ato da assinatura representantes das cooperativas Coopvárzea, Frutiaçú, Coopaf e Amprafa, além de representantes da Empaer e do Sistema CNA/Senar.

Fonte: Secom PB