Micro e pequenas empresas têm saldo de 27,2 mil empregos em dez meses na PB, aponta Caged
Setores de serviço e construção impulsionaram geração de novas oportunidades no mercado
1 de dezembro de 2025
Consideradas como molas propulsoras para o contexto da economia, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) continuam contribuindo de forma positiva para a criação de novos postos de trabalho no mercado paraibano. É o que revela o último levantamento divulgado pelo Sebrae/PB, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que aponta a geração de 27.281 novas oportunidades entre os meses de janeiro e outubro deste ano.
Neste mesmo período de dez meses, as Médias e Grandes Empresas (MGE), apresentaram saldo de 1.587 registros. Outros, 180; e Administração Pública, 56. Entre as MPE, os setores de Construção (16.471) e Serviço (4.909) foram os responsáveis pela maior parte da geração de novos contratos. Em seguida, aparecem Comércio (3.743), Indústria Transformação (1.661), Agropecuária (468) e SIUP (36).
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os números observados no levantamento reforçam o protagonismo das micro e pequenas empresas na economia paraibana. “Essa é uma tendência já conhecida e reflete a estrutura econômica do estado, onde o pequeno negócio tem grande participação e muita capacidade de reação”, explica.
Sobre a concentração das vagas nos setores de Serviço e Construção, Ivani Costa enfatizou que a condição também faz parte desse cenário. “Serviço é o maior empregador da Paraíba, e a construção funciona como termômetro da atividade econômica. Então, esses números mostram que o empreendedorismo local segue forte, gerando oportunidades e sustentando o crescimento em todo o estado”, conclui.
Crescimento
No comparativo dos saldos ajustados de empregos gerados no território paraibano de janeiro a outubro de 2025, com referência ao mesmo período do ano anterior, é possível observar um crescimento de quase 28%, a partir da atuação das MPE. Em 2024, o saldo foi de 21.328, enquanto neste ano, a soma totaliza 27.281.
Mês de outubro
Os dados do Caged, referentes ao mês de outubro, também reforçam o papel desempenhado pelas micro e pequenas empresas no estado. Considerando esse recorte, o saldo foi de 2.300 registros, enquanto as médias e grandes empresas apresentaram 439 oportunidades. Ainda de acordo com o levantamento, a Administração Pública (-2) e Outros (-3) fecham a estatística.
Durante esse período, os setores de Serviço (1.141) e Comércio (585) foram os principais a impulsionar o crescimento de novos postos de trabalho. Completam o levantamento, Construção (307), Indústria Transformação (171), Agropecuária (74), Atividade Extrativa mineral (15) e SIUP (7).
CNAEs com maior saldo de empregos ajustados de janeiro a outubro de 2025 na Paraíba (MPE)
1 – Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
2 – Limpeza em prédios e em domicílios
3 – Incorporação de empreendimentos imobiliários
4 – Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e
bebidas
5 – Comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário
6 – Atividades de atendimento hospitalar
7 – Atividades de teleatendimento
8 – Serviços especializados para construção não especificados anteriormente
9 – Locação de mão de obra temporária
10 – Fabricação de calçados de materiais não especificados anteriormente