logo paraiba total
logo paraiba total
black friday
Foto: Freepik

Black Friday se consolida no setor de alimentação fora do lar com promoções e compras estratégicas

Data pode impulsionar faturamento e fortalecer planejamento comercial no setor de alimentação fora do lar

28 de novembro de 2025

A Black Friday, que surgiu associada ao varejo norte-americano após o feriado de Ação de Graças, consolidou-se no Brasil ao longo da última década, avançando do e-commerce para praticamente todos os setores da economia. Hoje, a data também começa a fazer parte do calendário estratégico do setor de alimentação fora do lar, que aproveita tanto para atrair clientes quanto para comprar com descontos relevantes.

Para o setor, a Black Friday opera em uma via de mão dupla. De um lado, estabelecimentos criam promoções especiais para ampliar o fluxo de consumidores e fidelizar novos públicos. De outro, empresários aproveitam o momento para comprar equipamentos, utensílios, ingredientes e serviços por preços menores.

Em Brasília, o empresário Hélio Bernardo, franqueado do Koni e do Mania de Churrasco, já sente os efeitos positivos da Black Friday. Participante da data há três anos, ele afirma que o período aumentou significativamente a visibilidade das lojas e trouxe resultados consistentes de venda.

“A data virou uma oportunidade real para o nosso setor. Todos os anos notamos crescimento no faturamento e no número de clientes. Eles estão mais atentos às ofertas e respondem muito bem às promoções”, destaca.

Além do impacto direto nas vendas, Hélio explica que a Black Friday se tornou estratégica também do lado operacional. Os descontos praticados por fornecedores e distribuidores permitem antecipar compras e renovar materiais a custos menores. “Aproveitamos não só para vender mais, mas também para comprar produtos e serviços”, completa.

Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo, Comunicação e Inteligência da Abrasel, ocasiões como a Black Friday reforçam a importância do planejamento comercial no setor. “As datas comemorativas são boas oportunidades para promover o estabelecimento. Elas ajudam a atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, fortalecem o relacionamento com quem já frequenta a casa”, afirma.

Fonte: ABRASEL