logo paraiba total
logo paraiba total
startup
Foto: Sebrae-PB

Programa StartupNE encerra em Campina Grande com 60 startups de 21 municípios

Programa do Sebrae recebeu mais de 2.800 inscrições de todas as regiões da Paraíba em 2025

27 de novembro de 2025

O programa de aceleração de empresas StartupNE encerrou a jornada de 2025 com 60 projetos aprovados. Na noite de quarta-feira (26), representantes de todas as startups se encontraram na agência do Sebrae/PB em Campina Grande. Este ano, o programa recebeu 2.800 inscrições de todo o Nordeste, sendo 124 projetos inscritos na Paraíba.
Os 60 projetos aprovados receberam um aporte financeiro de seis meses para a empresa acelerar as vendas e se colocar melhor no mercado. A 1ª fase do StartupNE 2025, a pré-aceleração, aconteceu de outubro a dezembro de 2024. Já a 2ª fase, que foi a aceleração, ocorreu de janeiro a março deste ano, e a 3ª fase, das bolsas, foi executada de junho a novembro.
A gestora do StartupNE do Sebrae Nacional, Jéssica Sena, disse estar feliz de ter um feedback positivo do programa deste ano. “Os empreendedores aproveitaram e se engajaram e a Paraíba estava super participativa. Quero agradecer a Laís, representante da Fapesc, porque foi incrível ter essa parceria esse ano, que somou esforços. Eu espero que tenha sido tão valioso para os parceiros do programa como foi pra nós do Sebrae. A gente vinha tocando esse programa até então sozinhos. As parcerias com as fundações que amparam a pesquisa em todo o Nordeste fazem a diferença, porque acompanharam essa evolução e crescimento”, declarou.
O gestor do Sebrae/PB responsável pelo programa na Paraíba, Luciano Holanda, apresentou o momento como o fechamento do ciclo de inovação que está apenas começando.
“Para quem realiza o StartupNE, é importante a gente receber esse calor de vocês, sensacional, porque a gente se identifica. E hoje, a gente está conseguindo devolver para vocês um pouco de energia, de esforço, para que o Nordeste possa, de fato, ser reconhecido pela inovação. O maior legado de um programa como esse, que a gente já vê o fortalecimento dessa identidade nordestina, dessa vocação para fazer bem, também em nova ação. Então, com isso, eu gostaria de parabenizar aos selecionados e dizer que a gente está muito feliz em participar desse momento de celebração e fechar mais uma jornada”, falou.
O coordenador dos ecossistemas de inovação, Cláudio Soares, disse que o programa é uma das ações que tem ajudado e construído junto às empresas ao longo desses últimos anos. “O Neon prova disso, um grande avanço que a gente teve no ano passado para colocar o nosso Nordeste para ter essa oportunidade de se conectar, fazer negócios, para que vocês possam realmente sair desse estágio inicial para poder monetizar cada vez mais”, enfatizou Cláudio.
Para o CEO da Autocontrol, Josias Pitanga, o StartupNE foi uma virada de chave. “Nós éramos uma startup que, antes de participarmos desse programa, não vendíamos nada. E após essa aceleração, nós tivemos essa virada de chave, essa mudança de mindset. Hoje estamos fechando contratos de quase R$ 1 milhão e crescendo exponencialmente dentro do estado da Paraíba”, concluiu.
Fonte: Sebrae-PB