logo paraiba total
logo paraiba total
fampress
Foto: Sebrae-PB

Fampress destaca oportunidades de turismo no bioma da caatinga no interior da Paraíba

Iniciativa organizada pelo Sebrae tem o objetivo de divulgar rota turística e fortalecer atividades econômicas

26 de novembro de 2025

O Sebrae/PB iniciou, nesta terça-feira (25), a programação da fampress direcionada à divulgação da Rota do Bioma Caatinga Vale dos Sertões. O objetivo da atividade é proporcionar para representantes de agências de turismo e profissionais da imprensa, uma vivência mostrando detalhes dos atrativos do território semiárido com foco nas potencialidades turísticas e valorização da cultura sertaneja.

O roteiro, que inclui passagem por quatro municípios, iniciou em Quixaba com uma visita ao portal turístico da cidade e apresentação cultural com cordel e poesia narrando o contexto histórico local. Em seguida, o grupo visitou uma área com produção de pimenta artesanal pertencente à empresa “Pimentas da Quixabor”. A recepção no ambiente aconteceu com um café da manhã e música ao vivo, além de experiências com degustação de geleias produzidas a base de pimenta e ordenha de cabra leiteira.

A produção do plantio de pimenta acontece em uma área de meio hectare, conforme explica o gestor da empresa, Adean Rufino. “São sete tipos de pimentas em desenvolvimento, sendo a pimenta dedo de moça, malagueta, luna, habanero, pimenta de cheiro, chocolate e pimenta habanero vermelho. Há oito anos trabalhamos nessa atividade e ficamos felizes de receber esse grupo para conhecer como é feito todo o processo, desde o cultivo e plantio, até mesmo o engarrafamento da pimenta”, disse.

O grupo que visitou o ambiente rural é formado por doze pessoas, entre representantes de agências de turismo e profissionais jornalistas. O roteiro incluiu ainda uma visita à Vila de Picotes e parada para almoço. “Essa ação é muito importante para divulgar a cidade de Quixaba e por isso agradecemos ao Sebrae pela mobilização. É uma oportunidade de valorizar o contexto da cultura e buscar novas alternativas com foco na atividade do turismo”, disse Allan Candeia, prefeito do município.

No turno da tarde, a programação do grupo aconteceu na cidade de São José de Espinharas com uma visita ao espaço da Queijeira 504, localizada na área rural do município. A empresa em atividade desde 1943 é uma das mais tradicionais do território sertanejo. De acordo com a empresária, Verlândia Morais, a produção por semana atinge uma média de 500 quilos de queijos de manteiga e coalho – além do produto da manteiga da terra.

A jornalista da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Mariana Fernandes, acompanhou a experiência de produção do queijo de manteiga no local e destacou a oportunidade de participar da frampress para conhecer melhor a região. “Conhecer o sertão paraibano e sua cultura sertaneja nos revela um universo de tradições, histórias e riquezas naturais que encantam a qualquer visitante. Além disso, temos a oportunidade de explorar a gastronomia local, descobrindo sabores autênticos e receitas típicas que refletem a identidade do sertão de forma deliciosa e acolhedora”, comentou.

O roteiro em São José de Espinharas também teve passagem na comunidade Lamarão, com uma oportunidade reservada aos participantes para uma oficina de varanda de rede, e em seguida, visita ao Sítio Arqueológico Pedra do Sino. Na área, que é caracterizada pela formação rochosa de lajedos, o grupo acompanhou recitação de poemas e contemplou o pôr do sol.

O encerramento das atividades nesta terça-feira aconteceu com um encontro em Praça Pública, no centro da cidade, com apresentações culturais. Ao destacar a parceria com o Sebrae, a prefeita de São José de Espinharas enalteceu a realização da frampress. “É gratificante receber esse grupo em nosso município e ter como compartilhar todas essas experiências culturais e turísticas. O objetivo da gestão é apoiar sempre iniciativas como essa e trabalhar para mostrar o que existe de melhor no nosso município”, disse Thaise Gomes.

Valorizando o território Vale dos Sertões

Nesta quarta-feira (26), o grupo vai conhecer os atrativos em Areia de Baraúnas, e na quinta-feira (27), a programação encerra no município de Junco do Seridó. A Rota do Bioma Caatinga Vale dos Sertões é resultado do trabalho executado pelo Sebrae, por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil e valorizar as atividades econômicas, a partir de ações estratégicas com foco na geração do emprego e da renda.

Conforme o agente de roteiros turísticos, Thiago Rodrigues, o roteiro neste momento busca valorizar o contexto do bioma que é natural da própria região e trazer uma reflexão sobre o que é feito no território para manter o processo de preservação. “Ao mesmo tempo que buscamos esse conceito de preservação e de conscientização em torno da caatinga, mostramos o turismo como uma alternativa de transformação. É o propósito de desenvolver uma boa base comunitária, trazer os saberes, os sabores e valorizar cada vez mais o ambiente da cultura do local para divulgar os grandes potenciais”, enfatizou.

Para a analista técnica do Sebrae/PB, Socorro Oliveira, a ação de divulgar os atrativos de cada município contribui com o desenvolvimento da atividade turística no território e valoriza uma ampla cadeia produtiva que inclui os pequenos negócios. “Esse trabalho gera uma visão de crescimento para o território e mostra alternativas de renda para que os pequenos negócios possam se desenvolver cada vez mais”, concluiu.

Fonte: Sebrae-PB