Energisa alerta para cuidados com iluminação natalina para evitar acidentes e curtos-circuitos
Especialista orienta verificar selo do Inmetro, evitar sobrecarga na rede elétrica e não reutilizar enfeites com fios descascados; dicas incluem desligar luzes ao sair de casa
26 de novembro de 2025
As compras de Natal podem até ficar para última hora, mas o clima natalino já está presente em milhares de casas com a decoração. A iluminação é um item essencial na data, mas, sem as devidas precauções, as luzes podem se tornar um sinônimo de dor de cabeça e risco à integridade física.
Lenildson Santos, coordenador de segurança da Energisa Paraíba, alerta que o cuidado começa na hora de escolher os produtos. “O primeiro passo é verificar a procedência da iluminação, como o selo de validação do Inmetro,” alerta o especialista.
Também é preciso levar em consideração onde as luzes serão instaladas. “A iluminação mais comum, que encontramos com facilidade em lojas, são ideias para ambientes internos. Se a intenção for uma decoração externa, é preciso pensar em materiais que sejam resistentes às intempéries como chuva, e sol,” aconselha Lenildson.
Para quem pensa em aproveitar as luzes do Natal anterior, é preciso verificar as condições do material. Segundo o especialista, é essencial avaliar as condições da iluminação, como fios descascados que podem gerar um curto-circuito.
Após a instalação das luzes, a atenção deve continuar. “fios aquecidos são um sinal de sobrecarga, que pode derreter a fiação e causar um curto-circuito,” finaliza.
Dicas para uma iluminação de Natal segura
* Consulte um eletricista se o número de enfeites for alto, para evitar sobrecarga;
* Luzes e fios em árvores feitas com arame devem ser apropriados para tal e bem isolados para prevenir choques;
* Nunca deixe fios expostos, nem passe eles por baixo de tapetes ou atrás de cortinas;
* Ao substituir lâmpadas do enfeite natalino, retire-o da tomada e evite puxá-lo pelo fio;
* Mantenha as crianças longe dos enfeites elétricos e desligue tudo ao sair de casa;
* Evite manusear enfeites ligados/energizados estando com mãos ou pés molhados.