Amazon Brasil lança iniciativa para apoiar pequenos negócios da Amazônia e Pantanal
Parceria com Ministério do Empreendedorismo e Banco do Brasil cria loja virtual para produtos sustentáveis; projeto valoriza biodiversidade brasileira
25 de novembro de 2025
Em crescente expansão pelo país, considerada uma das prioridades globais de investimentos da empresa, a Amazon Brasil anuncia iniciativa para capacitar e dar visibilidade a empreendedores brasileiros nas regiões da Amazônia e do Pantanal. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), dentro do memorando de entendimento já estabelecido entre as organizações.
A iniciativa ganha um significado especial pelo fato de que o próprio nome “Amazon” foi inspirado no rio Amazonas, criando uma conexão simbólica entre a empresa e o rio que comporta vasta biodiversidade que corre pela maior floresta tropical do mundo, uma alusão ao extenso e variado portfólio de produtos da Amazon.
Em parceria com organizações brasileiras estabelecidas, incluindo SEBRAE, Banco do Brasil e Origens Brasil®, o projeto oferece suporte para vendas online, assim como a criação de uma página dedicada para exibir produtos de produtores das regiões (amazon.com.br/amazonia) ou por meio da seção do Shopping BB Sustentabilidade no aplicativo do Banco do Brasil, expandindo o alcance de vendas para todo o Brasil.
“Investir em pequenas e médias empresas é investir no futuro do Brasil. Elas são verdadeiras catalisadoras de transformação social e econômica, gerando empregos locais, impulsionando a inovação, cultura e fortalecendo comunidades,” afirma Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil. “Com as ferramentas certas e parcerias estratégicas, podemos ampliar ainda mais o alcance e a competitividade dos empreendedores brasileiros no mercado digital, promovendo um crescimento sólido para milhares de negócios pelo país.”
À medida que a Amazon expande suas operações no Brasil, a empresa mantém um foco constante no impacto positivo que suas tecnologias e negócios podem trazer, resultando em um crescimento responsável e integrado com as comunidades locais.
“O BB acredita que sustentabilidade não se faz sozinha. Por isso, celebramos parcerias como esta, que ampliam oportunidades para pequenos produtores, fortalecem cadeias produtivas responsáveis e promovem a economia local valorizando o saber das pessoas que vivem e produzem na floresta, que terão seus produtos também expostos no aplicativo do Banco, por meio do Shopping BB”, explicou o vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron.
Dentre diversos programas de economia circular e sustentabilidade no país, a Loja de Produtos da Amazônia e Pantanal complementa a iniciativa Climate Pledge Friendly, lançada no Brasil em 2024, que facilita a identificação de produtos com características sustentáveis por parte dos clientes, permitindo compras alinhadas com seus valores. No Brasil, o programa é baseado em mais de 40 certificações reconhecidas de terceiros, como Orgânicos do Brasil, Rainforest Alliance e Fair for Life. Os clientes da Amazon.com.br agora podem identificar milhares de produtos por suas características de sustentabilidade em categorias como Beleza, Cuidados Pessoais, Alimentos e Bebidas, Eletrônicos, Roupas e Acessórios e Dispositivos Amazon.
“Em pouco tempo a Amazon se tornou um catalisador para a expansão de negócios locais, onde 78% das vendas pelo marketplace acontecem fora dos estados onde os vendedores estão sediados, evidenciando o poder da digitalização na quebra de barreiras geográficas.” comenta Juliana. “Nossa missão é acelerar a democratização do acesso à tecnologia e ao mercado digital para as PMEs brasileiras, impulsionando seu desenvolvimento. O Brasil é um país de empreendedores, já contamos com mais de 100 mil vendedores parceiros no nosso serviço de marketplace, e seguiremos crescendo.”
Esta parceria reforça o compromisso contínuo da Amazon com a expansão no Brasil, equilibrando crescimento com desenvolvimento regional e práticas positivas que apoiam pequenas e médias empresas. À medida que a empresa amplia sua presença logística para mais de 250 centros em todos os estados brasileiros, oferecendo entregas cada vez mais rápidas para uma seleção de mais de 180 milhões de produtos em todo o território nacional, sua infraestrutura tecnológica vai muito além de beneficiar apenas os clientes – ela representa um verdadeiro motor de desenvolvimento econômico para o Brasil, criando oportunidades para que pequenos produtores e comunidades tradicionais possam alcançar mercados nacionais e internacionais através de seu serviço de marketplace.
Para saber mais, acesse a Loja de Produtos da Amazônia e Pantanal em amazon.com.br/amazonia.
Fonte: Assessoria