Exposição ‘Natal Arte 2025’ terá pinturas, poesias e sarau musical no Canoa dos Camarões
Exposição celebra natal nordestino com homenagem ao Maestro Eduardo Nóbrega e reinterpretação cultural do nascimento de Jesus através da arte paraibana
21 de novembro de 2025
O nascimento de Jesus reinterpretado a partir da ambiência cultural do Nordeste brasileiro, suas pessoas, paisagens, fauna, flora e tradições populares. Será assim a nova exposição do restaurante Canoa dos Camarões, que já está sendo preparada para suceder a atual mostra que retrata a primavera paraibana. Dessa vez, artistas e poetas vão apresentar suas pinturas e poesias a partir do dia 06 de dezembro.
De acordo com o curador do projeto cultural do restaurante, Antônio Cláudio Massa, a exposição ‘Natal Arte 2025’ celebra a união entre fé, arte e cultura nordestina. “Vamos transformar o espaço do Canoa dos Camarões em um grande presépio simbólico, onde cores, sons, sabores e palavras se entrelaçam como fios de esperança e partilha.”
Promovida pelos Projetos Culturais Canoa dos Camarões e Pinturas & Poesias, a mostra vai integrar vários artistas, e a abertura contará com uma homenagem especial ao Maestro Eduardo Nóbrega. “A trajetória artística dele é sinônimo de dedicação, talento e amor à arte musical”, pontua a empresária Lucia Lyra, proprietária do restaurante.
Além da homenagem ao maestro, a noite de vernissage contará com um sarau musical com a presença de coralistas que trabalham com o Maestro Eduardo Nóbrega. “Será um momento único, um encontro de múltiplas artes”, ressalta o poeta e idealizador do projeto Pinturas & Poesias, Boisbaudran Imperiano.
Até a inauguração, o restaurante-galeria continua com visitações abertas para a exposição “Sob o Sol da Primavera Paraibana”, do artista plástico Rodrigues Lima. A nova exposição ficará em cartaz do dia 06/12 até o mês de janeiro de 2026. O restaurante Canoa dos Camarões fica localizado na Avenida João Maurício, 121, Manaíra.
Sobre o homenageado
Eduardo Nóbrega (1956). Graduação em Educação Artística, habilitação em Música (UFPB); Bacharel em Música (UFPB); mestre em Etnomusicologia (UFPB). Coordenador Geral do Festival Paraibano de Coros desde 2003. Foi maestro fundador dos corais SINTESPB (UFPB); Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindifisco; Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM); Coral da OAB; Coral Vozes da Defensoria Pública (2024). Desde 2004, é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB. Fagotista da Orquestra Sinfônica da Bahia em 1980 e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (1991 a 2014). De 2003 a 2009, integrou a equipe de coordenação da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Foi coordenador do Projeto Bandas da FUNARTE/RJ (2010–2016).
Em 2013, foi jurado musical do Festival Folclórico de Parintins/AM. Em 2017, foi um dos quatro maestros selecionados no Brasil para realizar intercâmbio na Cadeira de Regência Coral na Universidade de Yale (EUA). Em 2018, a convite da Embaixada Brasileira na Espanha, ministrou palestra para o Coro Villa-Lobos de Barcelona (Espanha). Ainda em 2018, recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, na Câmara Municipal, pelo seu trabalho em prol do canto coral no estado. Em abril de 2024, foi convidado para participar como regente do espetáculo “Brasiliando”, na Syracuse University, no Estado de Nova York (EUA), onde regeu o University Singers Choir, o Concert Choir e o Hendricks Chapel Choir. Também em 2024, integrou a equipe de intercâmbio cultural e preparação técnica da agremiação cultural Boi-Bumbá Caprichoso durante o XVII Festival Folclórico de Parintins/AM. Atualmente, é professor do Departamento de Educação Musical da UFPB, com foco em Música Popular Brasileira e Regência Coral. Como maestro de corais, participou de vários festivais nacionais e internacionais.
Fonte: Assessoria