Inspirados no brejo, eles planejam criar mais, serem mais reconhecidos e alcançar mais público. Josélia já conhecia Luciana Balbino e o empreendimento que está mais em evidência no interior do estado, o restaurante Casa de Vó Maria. Ela disse que muito se inspira nesta empreendedora, que fundou uma cooperativa com outras mulheres agricultoras e atualmente é referência nacional em turismo rural. A empreendedora do seridó reuniu também um grupo de artesãs para divulgar peças em crochê e macramê e chegou a realizar um desfile de moda para mostrar essas peças de forma mais profissional pela sua página Fina Estrela.
Visita Areia_Fina Estrela/ Foto: Arquivo pessoal“No ano de 2023, eu fui selecionada pra ir para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em João Pessoa, onde conheci Luciana Balbino. Me impactou e me identifiquei. A forma que ela falava, de como ela e outras mulheres mudaram a realidade do lugar onde viviam, chamou tanta atenção que comecei a perceber que eu tinha que fazer mais, não só pela minha loja, pela minha marca, mas também desenvolver as pessoas do meu município, que muitas vezes não tem acreditado em seu potencial”, relembrou.
Para o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio de Souza, esse momento empreendedor entre mulheres do seridó e do brejo da Paraíba, é de grande significado no desenvolvimento territorial. O Sebrae e a CTG Brasil contrataram a consultora Silvia Guimarães, para apresentar o restaurante Casa de Vó Maria e a empreendedora Luciana Balbino aos empreendedores do seridó.
“Nós do Sebrae e CTG Brasil temos uma satisfação imensa em ressaltar como é inspirador e como traz resultados uma visita guiada desse tipo. De empreendedor para empreendedor, os conceitos são melhores passados e apreendidos. Quem participa sempre relata que tem conseguido modificar seus negócios, obter melhores resultados, baseados em outros negócios paraibanos que são referência nacional”, comentou.
Marcílio apontou uma pesquisa realizada com esses 29 representantes do seridó. Eles informaram que despertou mais o interesse na valorização da cultura local (43,8%) no empreendimento rural do brejo e na integração entre turismo e comunidade (18,8%). O protagonismo feminino de Luciana Balbino também agradou aos visitantes, que ainda se interessaram pela sustentabilidade do empreendimento e geração de renda e no modelo de gestão do negócio.
Visita Areia_restaurante Recanto Grill/ Foto: Arquivo pessoalAmpliações e planos
Dessa forma, Jacimiel vem trabalhando as reformas e implementações em seu restaurante e pousada Recanto Grill em Pedra Lavrada, implantando novas ideias. “Tive uma ideia a partir dessa visita em Areia. Na verdade, eu já tinha em mente que seria um espaço com brinquedos para crianças, um espaço kids. Eu vi que no restaurante eles espalharam os brinquedos para todo lado, sempre tem brinquedo e são utilizados constantemente. É algo que eu quero, mas com um espaço para apresentar o artesanato regional do seridó”, concluiu.