logo paraiba total
logo paraiba total
black friday
Foto: Sebrae-PB

Sebrae/PB orienta pequenas empresas sobre como aproveitar Black Friday e aumentar vendas

Período é visto como estratégico no calendário para divulgar marca e atrair clientes

18 de novembro de 2025

O período da Black Friday, que tradicionalmente se concentra na última semana de novembro e se caracteriza pelo lançamento de ofertas e promoções no mercado, é considerado estratégico para o crescimento do faturamento das empresas. Neste contexto, o Sebrae/PB destaca dicas essenciais sobre como os donos de pequenos negócios podem se preparar para vender mais e ampliar a divulgação de suas marcas, produtos e serviços para conquistar novos clientes.

De acordo com a analista técnica da instituição, Cláudia Pereira, o primeiro passo para aproveitar esse evento que está inserido no calendário nacional é estabelecer um bom planejamento. Desta forma, é preciso considerar metas, verificar a condição de estoque e elaborar promoções com um bom giro e margens que permitam descontos aos clientes. “Planejar com antecedência, definir estratégias claras e escolher de forma estratégica os produtos ou serviços que estão em alta é crucial”, explica.

Outra dica importante é criar campanhas de divulgação e trabalhar essa ação em diferentes meios como plataformas digitais e no próprio ambiente físico da empresa, se for o caso.  “Criar senso de urgência e exclusividade e utilizar frases como oferta por tempo limitado ou válido até determinado período. São iniciativas que chamam atenção e incentivam decisões rápidas para que o cliente não fique em dúvida”, destaca Cláudia Pereira.

Ainda no campo da comunicação, a analista técnica lembra o investimento em tráfego pago como um instrumento para impulsionar a visibilidade da empresa. “Essa produção de conteúdo é muito importante e pode ganhar mais espaço no ambiente digital se for impulsionada com a utilização do tráfego pago. Outra ação que pode gerar mais agilidade no momento das vendas é o uso de ferramentas de automação para o envio de mensagens e publicações diárias nas redes sociais. Todas essas ações necessitam de métricas e os dados precisam ser analisados para que outras medidas sejam pensadas para melhorar o processo”, complementa.

Por fim, o empreendedor não pode esquecer de assegurar um bom atendimento aos seus clientes, seja por meio de canais on-line ou através do trabalho de seus colaboradores no espaço físico da empresa. O relacionamento com o cliente precisa acontecer de forma positiva e proporcionando uma boa experiência.

Empreendedores apostam em condições facilitadas de pagamento

No município de Patos, na região do sertão paraibano, José Roberto Júnior é proprietário da Apple House – empresa que trabalha com vendas de aparelhos smartphones e diversos acessórios. Para o período da Black Friday, ele revela que a estratégia será facilitar as condições de pagamento, possibilitando o uso de cartões de crédito parcelando o valor de produtos em até 21 vezes, ou 36 vezes para quem optar pelo boleto.

Outra iniciativa estabelecida pelo empreendedor está na criação e divulgação de conteúdo para compartilhamento nas redes sociais, enfatizando a qualidade de seus produtos e os valores promocionais exclusivos para essa época.

No território do brejo, em Remígio, a academia CT Core Training está investindo na disponibilidade de treinamentos, com o valor fixo de R$ 100 durante o período de dois meses. A promoção é válida para clientes novos ou àqueles que já treinaram no espaço e estão ausentes por mais de noventa dias. Conforme o responsável pela empresa, Erivelton Messias, a ação tem prazo limitado até o dia 25 de novembro e busca garantir uma experiência positiva para quem pretende retomar os treinos ou estabelecer uma rotina de cuidado com à saúde.

Fonte: Sebrae-PB