Roteiros da Paraíba apoiados pelo Sebrae integram Catálogo de Experiências Turísticas da COP30
Etnoturismo Potiguara, Caminho das Ararunas e Encantos do Rio Paraíba são destaque no catálogo nacional de turismo sustentável
18 de novembro de 2025
Três experiências da Paraíba apoiadas pelo Sebrae estão no Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial”, produzido pelo Ministério do Turismo, lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento, sediado pela primeira vez no Brasil, começou no dia 10 de novembro e se encerra na próxima sexta-feira (21), em Belém no Pará.
O catálogo reúne mais de 100 iniciativas sustentáveis de todos os estados e do Distrito Federal e mostra ao mundo o potencial do turismo que preserva e transforma. Da Paraíba, foram selecionados para o catálogo as experiências do Etnoturismo nas Trilhas dos Potiguara, na Baia da Traição; do Caminho das Ararunas, no Curimataú; e dos Encantos do Rio Paraíba, na rota Sanhauá, nos municípios de João pessoa, Cabedelo e Santa Rita.
As experiências são predominantemente de Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária. O catálogo destaca a força das comunidades locais, como indígenas, na construção de vivências autênticas. Todos os roteiros foram desenvolvidos através do programa de Agentes de Roteiros Turísticos apoiado pelo Sebrae/PB.
Destaque e relevância – O catálogo apresenta roteiros e experiências marcantes em diversas regiões do estado, como o do Etnoturismo nas Trilhas dos Potiguara, que mergulha na herança cultural indígena potiguara, com foco em danças (Toré), artesanato e gastronomia, e conta com Rio do Gozo, Ateliê do Índio Severo, Lagoa Encantada e Boca da Barra, como principais atrativos.
Já o Caminho das Ararunas é uma imersão em paisagens naturais, cânions e montanhas, conectando unidades de conservação, sendo os atrativos: Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Rio Calabouço e Pedra do Altar. Por fim, os Encantos do Rio Paraíba é experiência integrando cultura ribeirinha, ecossistemas de mangue e tradições e tem como a navegação, observação de fauna/flora e culinária típica.
Interiorização do turismo – O Sebrae Paraíba tem um papel fundamental no turismo paraibano. A instituição trabalha o desenvolvimento sustentável, a qualificação de empreendedores, a estruturação e promoção de novos roteiros turísticos em todo o estado, do Litoral ao Sertão. Para Regina Amorim, Gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, o trabalho atual é um passo crucial para o desenvolvimento econômico do estado. “Nosso foco é valorizar o que cada município tem de mais autêntico, gerando oportunidades e fortalecendo os pequenos negócios”, explica a gestora.
Como prova dessa abordagem, ela destaca a atuação do Sebrae/PB, na formatação de rotas e roteiros que foram incluídos no Catálogo de Experiências Turísticas da COP30. Segundo Regina Amorim, isso evidencia o potencial paraibano de oferecer experiências turísticas diferenciadas e alinhadas a grandes eventos globais. “Acreditar que todo município pode ser turístico já é o primeiro passo para a gente quebrar paradigmas, e isso é possível, sim. É uma complementação: o município maior complementa o menor, e aos poucos o empreendedorismo vai fluindo”, disse a gestora.
Segundo ela, a Paraíba avança com uma estratégia focada na interiorização do turismo, buscando descobrir a singularidade de cada um dos seus 223 municípios e estimular novas oportunidades de negócio A iniciativa, liderada pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, visa consolidar a Paraíba como um destino que vai além do litoral, valorizando a autenticidade local e fortalecendo a cadeia do turismo e da economia criativa.
Como ver – Ficou curioso para conhecer os roteiros paraibanos no Catálogo de Experiências Turísticas COP30? Clique no link a seguir: https://experienciasdobrasil.com.br
Fonte: Sebrae-PB