logo paraiba total
logo paraiba total
caatinga talks
Foto: Sebrae-PB

Em Cajazeiras: Caatinga Talks debate IA e metodologias criativas na educação

Evento do Sebrae/PB e Caatinga Valley reúne educadores para debater inovação no ensino; terceira edição abordou uso da IA em sala de aula

18 de novembro de 2025

Na última quinta-feira (13), aconteceu na cidade de Cajazeiras, no alto sertão, o terceiro encontro do Caatinga Talks. O evento, que é protagonizado pelo Sebrae/PB e o Hub de Inovação Caatinga Valley, tem o propósito de discutir temas estratégicos para pensar soluções inovadoras para o desenvolvimento do território, e nesta edição, tratou sobre os desafios do setor da educação.

De acordo com o gerente da agência do Sebrae/PB em Cajazeiras, Talles Vasconcelos, a iniciativa aconteceu como parte das atividades mobilizadas pelo ecossistema local de inovação e busca colaborar com a construção de projetos com foco no crescimento das atividades econômicas e dos mais diversos setores da sociedade civil. “O objetivo principal é fomentar o debate voltado à inovação e elevar o seu nível de maturidade tratando temas e áreas que são consideradas estratégicas à geração de novas oportunidades”, explica.

Neste encontro, a discussão entre os atores foi direcionada à educação, a partir da promoção da palestra “IA e metodologias criativas na educação”, ministrada pelo consultor do Sebrae/PB, Lucas Teixeira. O Caatinga Talks aconteceu no espaço do restaurante Panela de Barro, no turno da tarde.

“Essa temática é extremamente importante e relevante para o ambiente dos educadores. O uso da Inteligência Artificial (IA) é uma realidade e pode facilitar a vida do professor que está em sala de aula. Outro diferencial sobre esse momento consiste na troca de experiência entre os participantes, incentivando de forma direta a possibilidade de pensar novas ideias”, concluiu Talles Vasconcelos.

Outras duas edições do evento também foram realizadas neste ano e apresentaram o debate em áreas como saúde e varejo. Os temas para discussão são indicados pelos atores do Hub de Inovação Caatinga Valley, considerando os impactos e as potencialidades para a criação de ideias inovadoras e novas oportunidades para o território local.

Fonte: Sebrae-PB