logo paraiba total
logo paraiba total
caatinga
Foto: Cacio Murilo/Depositphotos via Sudene

Paraíba apresenta programa Mais Verde e ações para preservar caatinga durante COP30

Estado ganha destaque na conferência climática com experiências de restauração ambiental e sustentabilidade no bioma caatinga

14 de novembro de 2025

A Paraíba ganhou destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA), com a apresentação da experiência bem-sucedida do estado com o Programa Paraíba Mais Verde, uma iniciativa estruturante de restauração ambiental, fortalecimento socioeconômico e promoção da sustentabilidade. O debate foi conduzido pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, durante o painel Recaatingamento e Recuperação da Caatinga no Consórcio Nordeste.

A secretária apresentou as ações e resultados do programa, que está se consolidando como uma política pública exemplar de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e estímulo a sistemas produtivos sustentáveis. O Paraíba Mais Verde une conservação da biodiversidade e inclusão social, conectando comunidades, territórios e ecossistemas em uma estratégia de resiliência climática e transição ecológica justa.

Em sua explanação, a secretária destacou que o programa visa ao reflorestamento de nascentes, matas ciliares e áreas de lixões desativados, além de incentivar a arborização urbana e a produção sustentável por meio dos sistemas agroflorestais (SAFs). Essas ações são fortalecidas pela assistência técnica, capacitação de comunidades e distribuição de mudas nativas, fomentando corredores ecológicos e paisagens produtivas que contribuem para um futuro mais verde e resiliente na Paraíba.

O Paraíba Mais Verde é formado por cinco projetos integrados: Viveiros Parahyba do Futuro, Regulariza-PB, Corredor das Águas, Cidade + Verde, Sertão Vivo e Lixão Legal, que visa implementar os PRADs e recuperar as áreas nos municípios. Juntos, os projetos articulam ações de restauração, gestão territorial e desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado.

Durante sua participação na COP30, a secretária esteve presente ainda em diversas reuniões e painéis, como por exemplo, com representantes do Consórcio Brasil Verde (CBV), iniciativa que reúne governos estaduais brasileiros, com ministros das províncias argentinas para apresentar as ações ambientais desenvolvidas na Paraíba, destacando iniciativas inovadoras de sustentabilidade e o compromisso do estado com o desenvolvimento verde.

A comitiva paraibana também participou do painel “Jovens Protagonistas na Agenda Socioambiental”, realizado no estande do Consórcio Nordeste, na Green Zone da COP30. O debate destacou o Projeto Agente Jovem Ambiental, com a presença de representantes do Ceará e da Bahia.

A Paraíba foi destaque na mesa-redonda “Transformando a Colaboração em Ação Local por uma Resiliência Justa e pela Natureza”, quando a secretária Rafaela Camaraense ressaltou o protagonismo do estado nas discussões sobre clima e sustentabilidade. “Estamos apenas no quarto dia da COP 30 e ainda temos muito o que apresentar das experiências da nossa Paraíba”, disse.

Segundo a secretária Rafaela Camaraense, com iniciativas inovadoras e resultados consistentes, a Paraíba reafirma seu papel de liderança regional na construção de soluções sustentáveis, mostrando ao mundo que a transição ecológica justa e inclusiva é um caminho possível e já em curso no estado.

Fonte: Secom PB